Tuesday, June 1, 2010

Segurança

Bom, já que muita gente do Brasil vem pra cá, e brasileiro que é brasileiro sempre se preocupa com segurança resolvi falar um pouco sobre a violência que tem por aqui. Bom, comparado com São Paulo a violência aqui não chega nem aos pés, eles precisam aprender muito com os nossos ladrões pra chegar onde chegamos, mas eles estão aprendendo... os casos de roubos que já ouvi falar por aqui geralmente é que os ladrões quebram o vidro do carro pra roubar a bolsa ou o celular, então não fique falando no celular ou deixe a vista sua bolsa quando estiver no carro, isso seria um prato cheio para eles. Um amigo meu já teve esse problema aqui, a mulher dele estava sentada no passageiro veio um cara e quebrou o vidro dela com a cabeça pra roubar o celular.
Já aconteceu também de um amigo meu deixar a janela do andar de cima da casa dele aberta e um ladrão entrar durante a noite e roubar mochila, dinheiro e ir embora, sem meu amigo perceber. As vezes o roubo é mais traumatico, os ladrões entram armados nas casas, roubam aparelhos eletrônicos, dinheiro, coisas valiosas e vão embora, mas os roubos geralmente são na surdina, eles entram roubam e saem e você nem percebe.

A seguranca para andar nas ruas não é das melhores, tem bastante gente que anda nas ruas, mas geralmente são as pessoas mais pobres que andam de taxi (lotação) pra cima e pra baixo. Quando eu cheguei aqui as pessoas falaram para mim que eu não deveria andar nas ruas porque é perigoso, como eu sou apenas uma estrangeira nesse país, eu não tenho a "manha" da cidade, eu não vou me meter a besta e achar que nada vai acontecer e ficar por ai andando sozinha, por isso eu sigo os conselhos que as pessoas daqui me dão. Uma vez eu andei a pé, nada muito longe, e senti que as pessoas ficavam meio que me encarando, é um pouco desconfortante. Aqui não tem calçada em todas as ruas, e a iluminação a noite é bem ruim, na verdade a iluminação fica mais nas vias principais, nas ruas a luz fica por conta dos condomínios ou das casas, isso quando tem, então durante a noite eu não aconselho ninguém a andar nas ruas. Acredito que durante a Copa do Mundo isso irá mudar um pouco, pois muitas irão andar nas ruas, e também se você estiver com um grupo de amigos não vejo problema nenhum em passear. Na verdade muitas pessoas fazem exercícios correndo nas ruas durante o dia, então acho que se for durante o dia não haverá problema nenhum, só tome os mesmos cuidados que você toma quando anda em São Paulo e tudo ficará bem!

Todos os restaurantes, supermercados, bancos, video locadoras, bares e etc... ficam em shoppings ou complexos a céu aberto e sempre tem estacionamento, não sei se vai aumentar com a copa, mas por enquanto os estacionamentos que são pagos custam por volta de 3 rands (0,75 reais) a primeira hora, horas adicionais vão somando 1 rand (0,25 reais) aproximadamente. Se o estacionamento não é pago sempre tem os "flanelinhas" que ficam nos estacionamentos guardando os carros e você pode ou não dar uma moedinha pra eles, eu sempre faço isso: se saí bem contente do lugar eu deixo uma moeda de 5 rands pra eles (1,25 reais), se fui no lugar e não achei o que eu queria deixo uns 2 ou 3 rands (0,50 ou 0,75 reais).

Mas fora isso tudo, essa cidade é muito bonita! O centro não é tão bonito, mas o resto é lindo, aqui tem árvores em todos os lugares que você olha, não é por menos já que Johannesburg é a cidade que possui mais árvores plantadas pelo homem no mundo! Todas as ruas tem árvores grandes e bonitas. No inverno algumas das árvores ficam quase sem folhas, mas não são todas. Falando em inverno, vou aproveitar pra falar sobre o tempo aqui. Inverno aqui é bem frio, Johannesburg fica na linha de Curitiba, então as cidades aqui ficarão bem frias, principalmente em Cape Town e Bloemfontein. Em Joburg é raro chover no inverno, o clima é bem seco e você chega até a dar choque na lataria do carro ou nas maçanetas das portas. Os dias são sempre ensolarados, mas não se engane com esse sol, porque você se esquenta nele mas quando vai pra sombra o frio continua. Os jogos da copa serão durante a noite ou começarão a tarde e irá até a noite, e como aqui quando são 17:30h o sol já está se pondo e não tem mais como se esquentar com ele, eu aconselho a ir para os jogos bem agasalhados porque o frio promete!


Esse é um video apenas para mostrar um pouco as ruas e um pequeno complexo com pizzaria, supermercado e posto de gasolina.

2 comments:

Luciano said...

OLá amiga tenho lido seus posts na ultima semana pelo fato de eu e mais 9 amigos estarmos indo assistir aos jogos da Copa. Chegaremos dia 11/06. Só queria tirar uma duvida com voces em relacao a Carteira Internacional de Motorista. Realmente é necessário tirarmos essa autorizacao aqui no Brasil pra dirigir no exterior ou apenas com a nossa CNH serve? Pergunto isso pq alugaremos 2 motorhomes pra rodarmos pelas cidades dos jogos. Meu email é lucianoc.sousa@gmail.com

Unknown said...

Oi Camille, parabens pelo blog. Muito interessante. Nao sei se vc já postou sobre "como telefonar para o Brasil". Queria saber se convem comprar um chip ao chegar no país. Ouvir falar que com 5,00 rand vc consegue falar muito tempo com o Brasil. O que vc poderia me dizer sobre este assunto? Obrigado. Clovis meu email é : clovis11@br.inter.net