Wednesday, February 3, 2010

Parys

Esse fim de semana fomos para um lugar no Free State chamado Parys! Apenas como curiosidade, o Free State é uma província da África do Sul que fica na região central. Exitem 9 províncias aqui: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, North West, Northern Cape e Western Cape. A província onde fica Joburg é Gauteng e Cape Town fica no Western Cape.
No Free State você encontra muitos Boers, que são os fazendeiros de origem Holandesa. Os boers são faceis de ser reconhecidos, eles usam shorts cor cáqui e camisas quadriculada (ou camisas de duas cores: a metade de cima tem uma cor verde mais escuro e a metade de baixo cáqui também), eles são grandes, gordos e brancos de bochechas rosadas, acho que deu pra imaginar!

Parys (se fala pares) tem seu formato geológico causado por um meteoro que bateu na terra há milhões de anos atrás. O maior e mais antigo impacto de meteoro na terra, deixou um rastro de aproximadamente 300km de extensão. Esse lugar devastado pelo meteoro é chamado de Vredefort Dome e foi recentemente declarado o 7° patrimonio mundial da África do Sul.

Foto demonstrativa do impacto do meteoro

A cidade possui vários tipos de lodges e muitas pessoas vão para fazer rafting ou escalada. O rio usado para o rafting se chama Vaal. Ele possui uma forte correnteza e acredite se quiser o rio estava "alagado". As comportas da represa que desaguam no rio tiveram que ser abertas devido a quantidade de água que estava amarzenando por causa das chuvas que estão acontecendo durante esses meses, e com isso o rio ultrapassou o seu limite. Ele invadiu áreas de camping, ruas e já estão quase nas casas. Mas apesar de toda essa enchente, o rio virou a atração turistica da cidade, muitas pessoas estao indo ate lá apenas para ve-lô!



Rua sendo invadida pelo rio Vaal


Deu pra entender porque está à venda!


Nós demos sorte de ver a atração turística nesse fim de semana, porque não sabíiamos sobre as cheias nesse lugar. Nós fomos até essa cidade para passar um fim de semana com os amigos apenas para fazer churrasco e conversar. Alias, os sul-africanos que experimentaram nossa picanha acharam a carne mais saborosa que existe. Nós compramos as picanhas em um açougue português que o dono sabe fazer o corte da picanha, e fica uma delícia! Mas além de comermos churrasco, nós nos deliciamos com o famoso Potjie (se fala poik), comida típica afrikaner (sul-africanos descendentes de holandeses) que nada mais é que um ensopado com carnes e legumes. É uma delícia!
Cultura sul-africana: O Potjie (tradução: pequeno pote) é o nome da panela de ferro utilizada no preparo da comida, mas também ficou conhecido como a maneira de preparo do ensopado.


Preparando o Potjie

Nesse fim de semana também tivemos um descanso da chuva, e até que enfim fez sol durante 2 dias seguidos! Como é bom olhar para o céu de Joburg mais uma vez azul. Sem pensar duas vezes, posso dizer que nunca vi lugar que tem o céu mais limpo com todos os tons de azul possivéis.

Céu Maravilhoso!

No comments: