Friday, November 4, 2011

Gana parte 2

Meu segundo dia em Gana foi tranquilo. Acordei cedo, fiz um paozinho com manteiga esperto, e o moco foi arrumar a lampada do meu quarto e do banheiro que estavam queimadas.
No caminho para o trabalho, no meio do transito fiquei reparando no povo nas ruas, principalmente os ambulantes, vendiam de tudo: cartao para celular pre-pago, aplito de dente, pano de prato, cotonete, jornal, batata frita tipo ruffles feita por eles e etc... e todos usavam a cabeca para carregar os produtos, ate os homens faziam isso...

Uma coisa que tinha esquecido de comentar eh que todos falam ingles aqui, isso ajuda muito para quem vem de outro pais. Aqui eh que nem na Africa do Sul, ingles todo mundo fala pra se comunicar. Conversei com o seguranca do lugar onde estou hospedada, Bana eh o nome dele, ele eh um rapaz muito gentil alias todos os ganenses ate agora se mostraram gentis comigo.
Mais um pro que esqueci de falar: os shoppings fecham as 20:00h aqui!!! Eu fui no mercado, depois fiquei passeando no shopping ontem ate o motorista chegar e eram 18:30 e as lojas estavam abertas! Ponto positivo para Gana!

Hoje tive mais um almoco gostoso aqui, eles ofereceram frango que parecia mais uma carne vermelha, resolvi pensar com a razao e nao pegar o frango, arroz, pure de batata, uma sopa vermelha com carne que tambem nao peguei, e um negocio que ate agora nao sei do que eh feito, mas era gostoso, acredito que era feito de batata doce, um bolinho que era frito e um molho vermelho apimentado que eles colocavam depois, muito gostoso. Ah e logico nao poderia faltar o peixe frito que tinha por volta de uns 15cm... ainda nao tive coragem de pegar o peixe, mas um dia eu vou comer, afinal ainda estou no meu segundo dia de Gana, ainda tenho 28 dias para resolver encarar o peixe.

Ainda nao consegui tirar nenhuma foto do transito daqui, mas vou tirar para mostrar como eh caotico, ele eh uma mistura de Sao Paulo, com muitos carro, e Africa do Sul onde nao importa se eh calcada, faixa errada ou terra batida, se faz de tudo pra sair do transito. O motorista que leva e traz a gente do trabalho tira cada fina, mas reparei que todos eles tiram fina, e muitas vezes batem, meu segundo dia e ja vi uma combe bater num carro, nao foi nada grave, mas eh sempre um saco quando acontece essas coisas.

Quando cheguei do trabalho resolvi comer os alfaces que tinha comprado, e tive que jogar a maioria fora porque tinham estragado. Acabei comendo mais tomatinho do que o alface, mas com um molhinho da Ina Paarma que comprei de mel e mostarda, ficou muito bom. Para quem quiser saber um pouco mais sobre os produtos da Ina Paarma, entrem no site: http://www.paarman.co.za/ Tem receitas sul-africanas e os produtos sao muito bons, ja comprei varios adorei. Ina Paarma eh produto Sul-Africano.

Meu terceiro dia esta sendo tranquilo, almoco nao teve nada de diferente, cheguei tarde pra almocar e soh tinha uma opcao arroz com um ensopado de frango, tudo estava gostoso. Uma coisa que ainda nao tinha comentado com relacao ao almoco eh a quantidade de arroz que o pessoal come. Sempre tem uma moca que serve o seu prato com a comida, e ela coloca umas 4 escumadeiras cheias de arroz pra cada pessoa, eu tenho que pedir "just a little bit please" se nao ela enfia comida que nao acaba mais!
Durante o almoco hoje fiquei conversando com o pessoal com quem estou trabalhando, um eh da Guatemala e o outro eh do Paquistao, os dois manjam muito do trabalho e sao muito legais. Durante o almoco eles me disseram que moram sozinhos aqui, o paquistanes vai se casar no ano que vem,  e o cara da Guatelama disse que sua familia mora no Canada e ele esta londe deles desde de Janeiro, ele tem 3 filhos um de 15, um de 10 e um de 1 ano, e soh fala com eles por skype nao os ve desde o comeco do ano. Fiquei pensando como eh dificil morar longe assim da familia, ainda mais com filhos, ele disse que se veem todos os dias pelo skype e se nao fosse assim ele nao saberia se conseguiria ficar tanto tempo longe, e pelo olhar dele percebi o quanto ele sente falta da familia. Eu penso que vou ficar 1 mes longe do Bruno e o coracao ja doi, imagina ficar 1 ano sem ver mulher e filhos, e morando sozinho em Gana. Que barra!

Hoje eh mu quarto dia, e consegui tirar algumas fotinhos:

Essa eh a foto do Cedis, soh tenho essas notas, a maior que eu tenho eh de 10 Cedis, quando fui tirar o dinheiro veio soh nota de 10! Ah detalhe, tirei 200 cedis...
Essa eh a foto do lugar onde estou. Eu fico no segundo andar, mas a janela do meu quarto eh para os fundos da casa.

Fui tentar tirar essas fotos das ruas sem ninguem perceber no carro, por isso nao ficaram boas, da proxima vez tento tirar alguma melhor

Segunda-feira aqui eh feriado, na verdade o feriado cai no domingo que eh dia 6 de novembro, Eid al Adha (Feast of the Sacrifice - Festa do Sacrificio) ainda vou descobrir o que eles comemoram nesse dia... Entao soh volto a escrever na terca! Bom final de semana a todos!

No comments: