Friday, November 11, 2011

Andando nas ruas de Accra

Hoje nao tenho fotos para postar, mas precisava escrever o que me aconteceu ontem. Na volta do trabalho, uma das mulheres que mora na mesma casa que estou (em ape diferente) puxou conversa comigo no carro, seu nome eh Nicole, ela eh sueca filha de Libanesa. Esta em Gana desde maio e seu noivo esta morando na Nigeria a trabalho. Ela disse pra mim que iria dar uma volta pelas ruas as 19h e perguntou se eu nao queria me juntar a ela. Eu fiquei sabendo que aqui em Gana eh mais comum as pessoas andarem nas ruas, e eh seguro para fazer isso, entao resolvi ir com ela.

Bom nao preciso nem dizer que no comeco fiquei com medo, eh muito raro andarmos nas ruas de Joburg, todos sempre falam que eh perigoso e tal, entao nao estou acostumada a andar pelas ruas da Africa. Quando saimos do portao da casa, comecamos a andar na terra batida, nas ruas que nao tem iluminacao e as luzes vem muitas vezes das casas ou apenas da lua. De repente passaram 2 criancas de bicicleta, falando "obruni! obruni" e Nicole me explicou que as criancas quando veem pessoas brancas andando nas ruas a chamam de "obruni" que na lingua deles significa pessoa branca.

Ela me levou pra conhecer o mini shopping que tem do lado de casa, que tem um mercado, farmacia, restaurante, academia, e algumas lojas de roupa. Continuamos a andar pelas ruas e ela me levou na academia que ela esta matriculada. Nessa academia tem uma piscina a ceu aberto, 2 campos de futebol society e um campo de futebol com um gramado verdinho e na beira da piscina tem um restaurante que dah um toque bem praiano. E para a minha surpresa, ao chegar na area da piscina, comeco a escutar um som conhecido, prestei bem atencao, era musica brasileira! Samba! Nao conhecia a musica, mas de repente o cantor disse "Exaltasamba", comecei a rir sozinha e expliquei pra Nicole que a musica era brasileira e a banda conhecida... rsrsrs Na saida da piscina voltando para o mercado, uma menininha de uns 5 anos que estava sendo trocada pela em cima de uma mesa do camelĂ´ no meio da rua comecou a falar pra gente "obruni" achei tao bonitinha, acenei e ela ficou toda feliz.

Dentro dos lugares tem sempre bastante iluminacao, apenas nas ruas que nao exitem postes de luz. Voltamos para o mini-shopping e fomos comprar algumas coisas no mercado. Esse mercado eh muito bom, nao eh tao grande igual ao Shoprite do shopping, mas com certeza eh melhor, a qualidade dos legumes e frutas dah de 10 a zero e os produtos estavam bem mais organizados. Agora soh uso esse mercado! Enquanto Nicole fazia compras, fiquei vendo  os produtos e obvio que nao resiste e comprei um macarrao com queijo instantaneo que eu comia no Brasil quando era pequena e nunca mais encontrei, comprei um molho de salsa da marca doritos que a gente comprava na Africa do Sul e nunca mais encontramos em nenhum mercado, e comprei um coockies da marca Cadbury que a gente adora, e que estavam muito saborosos. Nas pratileiras reparei que tinham muitos produtos escrito em frances, e Nicole me explicou que o dono do mercado que eh Libanes e sempre traz mercadoria francesa. Tambem encontrei salsicha de frango Sadia!!! Incrivel! Mas as salsichas estavam congeladas, e nao tenho como cozinha-las, infelizmente o fogao do ape nao funciona e como daqui a pouco vamos para o Brasil, achei melhor nao comprar, pelo menos por enquanto... rs

Decidi que vou passear mais pelas ruas de Gana, talvez nao a noite, mas nos fins de semana. Quem sabe agora os proximos posts sejam mais interessantes :)

No comments: