Friday, February 19, 2010

"To be free is not merely to cast off one's chains but to live in a way that respects and enhances the freedom of others." Mandela


Aproveitando que dia 11 de fevereiro fez 20 de anos que o Mandela foi solto, após ficar preso durante 27 anos, resolvi falar sobre um lugar que vale a pena fazer uma visita se estiver com tempo em Johannesburg: Apartheid Museum - Museu do Apartaide. Esse museu é um pouco diferente dos outro por se tratar de uma história com vários fatos jornalísticos. O museu fala desde quando os holandeses vieram para África do Sul até hoje. É uma história muito bonita e trágica ao mesmo tempo. O museu possui varias fotos e videos de deixar qualquer um arrepiado. A descriminação racial foi muito forte e absurda durante essa epoca, homens negros não podiam usar a mesma calçada que homens brancos. Os negros tinham que andar com uma carteira de identificação com nome e nacionalidade e se um policial pegasse um deles sem essa identificação era uma chuva de espancamento, isso dentre muitos outros exemplos. O que sempre passa pela minha cabeça é como uma pessoa consegue dicriminar tanto a outra apenas pela sua cor. Na entrada do museu existem algumas placas com frases da época do apartaide como essa:

Traduzindo: "O homem branco é o mestre da África do Sul, e o homem branco, da própria natureza de sua origem, e da própria natureza de seu nascimento, e da própria natureza da sua tutela, permanecerá mestre na África do Sul até o fim"

Essa foto tambem é da entrada do museu, placas que eram usadas nas ruas ou lugares publicos. Na frase da direita está escrito "Apenas Não Brancos. Apenas não europeu" e na placa da direita "Apenas Brancos. Apenas Europeus" em afrikans e inglês.






No museu tem o carro tanque usado para enfrentar manifestantes e também possui uma representação de uma solitária onde os presos passavam meses e até anos trancafiados apenas por estar lutando pelos seus direitos.


O museu vai mostrando a história inteira do apartaide e no final mostra a vitória de Mandela nas eleições em 1994 e a festa que o povo fez para comemorar. Também tem uma foto enorme de Mandela entregando a taça da copa do mundo de Rugby para François em 1995. No museu também existe uma parte dedicada à vida de Mandela.



O museu custa 40 rands por pessoa (10 reais). O site oficial: http://www.apartheidmuseum.org/

Uma dica de leitura para quem quiser saber mais sobre a vida de Mandela e, consequentemente, a historia de luta da África do Sul, pode comprar o livro "A Long Walk to Freedom" que é a autobiografia de Mandela sobre toda a sua história de infância e seus dias de lutas.

No comments: