Saturday, June 12, 2010

Argentina 1 x 0 Nigeria

Hoje foi o nosso primeiro jogo no estádio em uma copa do mundo! Argentina vs Nigéria. Nós estávamos muito ansiosos por esse dia e foi demais.
Nós compramos um ticket para o estacionamento, organizado especialmente para a copa, localizado em uma escola à 2km do estádio Ellis Park. Foi nesse "long walk to stadium" onde começamos a sentir o clima da copa. Muitas pessoas caminhavam em direção ao estádio, outras ficavam nas portas de suas casas gritando "Argentina! Argentina!" e é claro sempre soprando as vuvuzelas, sem contar que tinham algumas tendas vendendo comida. se fosse no Brasil teríamos sanduíche de pernil ou calabreza, mas estamos na África do Sul então eles vendiam bisteca com pap ou sanduíche de boerewors*. Quando fomos chegando mais perto do estádio começamos a sentir o clima da copa, muita gente de cara pintada, com bandeiras, apitos, vuvuzelas de todas as cores e tamanhos, fantasias e perucas. Os argentinos eram maioria, mas tinham vários nigerianos também, e algumas pessoas com camisas da África do Sul, Inglaterra e Brasil.
Estava tudo bem organizado, primeiro todo mundo passava por uma revista, depois mais perto do estádio, tinham vários portões onde você colocava o ticket em uma máquina de leitor de barras e o portão destravava pra você passar.

Assim que passamos pelos portões a vibração tomou conta da gente, todo mundo feliz, tirando fotos e querendo regitrar esse momento único de estar em uma copa do mundo. Pra comprar alguma comida ou bebida não estava tão difícil, era bem tranquilo na verdade. Tinha um telão que estava passando o jogo da Coreia vs Grecia pra quem quisesse assistir. Fomos para os nossos lugares, e sentamos atrás do gol onde a Argentina começou jogando, um lugar bem legal e por apenas 140 rands (35 reais).
As pessoas começaram a chegar e o estádio começou a lotar, muitas vuvuzelas e bandeiras da Argentina por todo lugar. Quando os jogadores entraram pra treinar todo mundo vibrou. O Bruno foi na primeira fileira e ficou gritando pro Mascherano e Carlitos e mostrando a bandeira do Corinthians e até tiraram foto da gente. Voltamos para os nossos lugares pois a partida iria começar. Na hora do hino os argentinos cantaram seu hino e depois vibraram e o mesmo aco

nteceu com os nigerianos. Os jogadores foram para os seus respectivos campos e como diria o Galvão "Autoriza o árbitro!" e a partida iniciou. Logo nos primeiros minutos de jogo a Argentina fez um gol e os torcedores foram à loucura! Sempre quando uma equipe chegava mais perto do gol todos levantavam e comecavam a gritar e soprar as vuvuzelas. Mas infelizmente só teve um gol, e ninguém pode ir à loucura novamente. Fim de jogo: Argentina 1 x 0 Nigeria. No telão do estádio mostrou que tinham 55.686 pessoas ali!Na saída estava tudo muito tranquilo e organizado.

O caminho de volta ao estacionamento foi fácil, muita gente indo para o mesmo lugar, só tivemos problemas na hora de sair do estacionamento porque pra sair tinha apenas uma saída e milhões de carros saindo ao mesmo tempo, esperamos um bom tempo pra conseguir sair mas depois chegamos rápido em casa.Próximo jogo será Brasil vs Coreia do Norte no dia 15/06 e estaremos no mesmo estádio dessa vez as 20:30h.








*Se quiser saber sobre pap e boerewors veja o post do dia 24 de maio.

1 comment:

Marina P. Maia said...

Que insaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanoooooooooooooooooooooooooooooooooooo participar da copaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

Aqui em Paris vemos os jogos num telão que instalaram na frente da torre, o que não é nada mal. Terça to lá, vendo o Brasil jogar!

Adoroooooooooooooo!

beijo, aproveitem os próximos jogos, porque isso é África, amigo!