Tuesday, August 17, 2010

Jeffreys Bay

Quando fomos assistir ao jogo do Brasil e Holanda, ao invés de ficarmos em Port Elizath (PE) onde fica o estádio, resolvemos ir para Jeffreys Bay, uma praia que fica a 80km de PE. Ficamos em Super Tubes Sufing, no backpacker Surfpacker. Essa parte da praia é onde ocorre o WCT (Campeonato mundial de Surf). Não preciso nem falar que o lugar tem uma vibração insana! Todo mundo é tranquilo, tratam você da melhor maneira possível e lá você se sente em paz com você mesmo. Nós chegamos de viagem as 22:00h, depois de sairmos de avião de Joburg, aterrissarmos em East London, e dirigirmos mais 380km até Jeffreys. A noite não dava pra ver muita coisa, só escutávamos o som do mar ao fundo. Assim que chegamos fomos comer uma pizza deliciosa num restaurante onde o Rafa (chegou no mesmo dia que a gente só que mais cedo) e o Salgado (chegou 2 dias antes pra curtir a praia) estavam.
Como eu e o Bruno não tínhamos muito tempo para curtir a praia, porque às 11:00h iríamos para o estádio, resolvemos acordar 6 da manhã para ver o nascer do sol. Estava bem frio quando saimos do backpacker e ainda muito escuro. A praia fica uns 50 metros do backpacker e na beira da praia tem um deque onde sentamos para esperar o sol. O dia começou a clarear, e alguns surfistas começavam a aparecer. As ondas não estavam enormes como ela costumam ser, mas mesmo assim é maravilhoso vê-las quebrando sincronizadamente.
Eram quase 7:00h quando o sol resolveu dar o ar da graça. Foi muito gostoso ver a natureza acordando. De repente tudo ficou alaranjado, e então o sol nasceu de vez. Nós resolvemos andar um pouco na areia, que diferente de algumas praias que fui, aqui elas não grudam tanto em você e apenas com um tapinha vc consegue tirar a areia do corpo bem fácil. Depois de andarmos um pouco fomos tomar um café da manhã em um restaurante que fica embaixo da recepção do backpacker. Chegamos no restaurante e achamos que iria ser uma facada comer lá porque tudo era tão bonito e estávamos em Jeffreys, mas para nossa surpresa a media do cardápio era 40 rands (10 reais) e ainda incluia a bebida! Isso é Africa, eles não abusam de você só porque está num dos melhores lugares do mundo de surf! E o mais legal foi quando a gente entrou no restaurante o som ambiente era Toquinho e Vinicius... maravilhoso!

O Rafa já tinha ido para Jeffreys várias vezes e foi ele que reservou o lugar pra gente, e na hora de voltarmos para Joburg pegamos um vôo que saia de George Town a 300km de Jeffreys, então acordamos cedo mais uma vez e fomos até o aeroporto. Quase chegando em George pegamos um desvio por umas montanhas e paramos em uma praia muito linda chamada Victoria Bay. A gente parou lá viu um pouco as ondas e os surfistas curtindo a praia. Eu e o Bruno decidimos que um dia voltaremos com mais calma nessa praia pra poder cutir mais esse lugar tão lindo e calmo.


Site do Backpacker que ficamos: http://www.surfpackers.co.za/

1 comment:

Lunna said...

Olá Camille, morro no Brasil e pretendo conhecer Jeffreys Bay final do ano, e estou em busca de dica, qual a melhor cidade para a compra da passagem e depois ir para o meu destino, enfim! Falar com alguém que já tenha ido.Se poderes me dar uns toques meu email é lunnamatos@gmail.com
Obrigada desde já!Abraços