Wednesday, July 21, 2010

Swaziland

Pela segunda vez sai da África do Sul para ir em outro país africano. Estou em Swaziland, país bem pequeno que faz fronteira com África do Sul e Moçambique. The Kingdom of Swaziland, parece até nome de parque de diversão, é um pais monarquico, o rei His Majesty King Mswati III (Sua Majestade o Rei Mswati III), em todo lugar ele é chamado dessa maneira, possui 14 mulheres e tem 23 filhos! Outra coisa de interessante é que em todo local público sempre tem uma foto do rei e uma foto da mãe dele na parede. E ele se veste como está na foto, com um pano amarrado no corpo e essa "coroa" na cabeça. Eu vi um cara andando na rua com a mesma vestimenta, me disseram que as pessoas que se vestem assim fazem parte da família real.

Localização de Swaziland, fica praticamente dentro da África do sul e também faz fronteira com Moçambique

Aqui a moeda é Emalangeni e tem o mesmo valor que o rand, e eles aceitam o rand em qualuqer lugar que você vai, e o troco pode vir em rand mesmo ou, na maioria das vezes, em Emalangeni. Detalhe que em todas as notas e moedas tem o rei desenhado nelas. Eu fiquei pensando, será que quando o rei morre eles fazem outras moedas e notas para o proximo rei? Ou eles são tão parecidos que nem precisa trocar a foto?
20 Emalangeni As Moedas com o rosto do Rei. As de 20 e 5 centavos são as minhas preferidas porque são onduladas...

Já fui algumas vezes andando num shopping que tem aqui do lado do cliente. Raramente ando à pé, mas as vezes que fui até lá eu estava sempre acompanhada, mas dizem que aqui nao tem muita violencia comparada com a África do Sul, então menos ainda com São Paulo. No caminho a gente passa por um estacionamento de táxis, nossa que confusão, ruas cheias de sugeiras, um monte de van parada pra pegar passageiro, algumas etacionadas com motoristas descansando ou almoçando, e outras estavam saindo já lotadas de gente dentro, sem contar que era buzinha pra tudo quanto é lado, porque quando uma van passa ela buzina pra chamar a atenção do passageiro pra ver se ele quer usar aquele táxi ou não. E eu percebi que essa buzinas parecem com os cachorros durante a noite, quando um começa a latir os outros continuam e não param, aqui é a mesma coisa, quando um começa a buzinar, haja buzina, acho que é por isso que eles gostam tanto da vuvuzela, já estão acotumados com esse barulho. Bom, além das "vuvuzelas" várias barracas de frutas e verduras, gente que vende sapatos velhos, gente que corta o cabelo na rua mesmo, gente pedindo esmola e gente andando pra cima e pra baixo, uma loucura! Teve uma hora que eu me senti no mercado da Lapa, em São Paulo, só que mais confuso, barulhento e com gente falando num dialeto africano.No shopping tem várias lojas e fast food que tem na África do Sul e tem o supermercado Pick'n Pay que é bom também. Aqui o legal é que esse supermercado vende cerveja! Primeiro deixa eu me explicar, aqui na África do Sul os mercados não vendem bebida alcóolica além de vinho, sempre tem uma loja que é especializada nisso e vende cerveja, destilados e vinho também. Então fiquei besta quando vi cerveja sendo vendida dentro do Pick'n Pay, me fez sentir dentro de algum mercadinho de São Paulo.

Mbabane, a capital, é uma cidade pequena, o que atrai as pessoas pra cá são os safaris e passeios mais de aventura, então o centro não é grande. A primeira vez que vim pra cá fiquei um pouco perdida lógico, estava com mais algumas pessoas do meu trabalho e eles já sabiam dirigir por aqui, então eu só ficava sentada no banco de trás tentando prestar atenção nos lugares. Ainda bem que fiz isso porque nessa segunda viagem eu esqueci meu GPS em casa! Quando fui pegar o carro da Avis um cara que trabalha lá me explicou como fazia pra chegar até Mbabane, porque na verdade o aeroporto fica em Matsapha à uns 30km de Mbabane, mas é tranquilo de chegar, e quando cheguei em Mbabane consegui ir até o cliente sem me perder porque você olha pra cidade e já ve os préedios que tem e não se perde, mesmo porque depois dos prédios acabou a cidade... rs

Eu estou num hotel muito simpático chamado Mountain Inn. A primeira vez que fui, fiquei no quarto 4 com vista pras montanhas, muito legal, o quarto tinha 2 camas de solteiro e um banheiro. Dessa vez me deram o quarto 25, fica virado pra piscina, não tem nenhuma vista extraordinária, é menor mas tem uma cama de casal muito boa. O único problema é o barulho durante a noite, a porta que dá acesso ao quarto é de vidro e ela é dificil de fechar, então tem que bater mesmo, e como um quarto é colado com o outro não tem jeito, cada pessoa que fecha sua porta é mais um barulho, fora abrir e fechar porta do banheiro, do guarda-roupa... mas no final das contas depois que eu dormi não escutei mais nada!
Vista do quarto 4

A primeira vez que vim foi na semana antes da copa, por isso ainda não tinha escrito sobre Swaziland, na verdade eu só conseguia pensar na copa! Agora ficou mais fácil. Eu terei muitas viagens para este país porque a gente tem vários projetos com esse cliente, então poderei conhecer cada vez mais Swaziland e ter mais coisa pra contar.
Aeroporto Matsapha - Swaziland
Centro de Mbabane
Centro de Mbabane

2 comments:

Natalia Salvador said...

Boa tarde Camila, gostaria de dizer que seu blog é ralmente bem interessante.
Bom, me chamo Natalia, moro em Guaratinguetá-SP (BRASIL), e encontreiseu blog, em uma pesquisa sobre a Africa do Sul e gostaria de ter seu contato, msn ou algo assim, deixe-me me explicar, é que sou universitaria de gestão empresarial com enfase em Marketing da FATEC, e estou fazendo um plano de marketing, para a internacionalização de um produto para a AFRICA DO SUl, porém, é muito dificil achar informações, ainda mais do mercado em especifico, e seria interessante se pudesse obter seu cotnato para quem sabe em ajudar, você mora ai, sabe sobre costumes, e talvez até saiba sites mais apropriados para talvez eua char informações que estão dificeis de encontrar...
Desde já agradeço..
Att. Natalia Salvador

Milton Antonio Macamo said...

eu sou mocambicano vejo quase todas vezes que vou a swaziland porque em todos finais de semanas estou a passear e vangado os meeus finais de semana por isso digo quanto a blog e tudo verdade