Tuesday, January 26, 2010

Trânsito

Pois é, muita coisa está sendo feita além das construções dos estádios, estão melhorado o transporte público, que diga-se de passagem deixa muito a desejar se comaparado com São Paulo. Aqui o transporte público mais conhecido é a lotação, chamada Taxi, os ônibus são mais comuns de se ver apenas no centro de Johannesburg, mas ultimamente tenho me deparado com alguns ônibus percorrendo a periferia também. E sabe o que é mais interessante? Os ônibus são made in Brazil! A frota nova que eles tem aqui é da Marcopolo. Fora os ônibus, acredito que o transporte mais esperado é o Gautrain, que é um trem que liga o centro de Pretoria com o centro de Johannesburg. Esse trecho é sempre o mais congestionado na hora do rush! Realmente se esse trem sair será uma mão na roda pra muita gente que tem que fazer esse caminho para ir e voltar do trabalho.

O trânsito aqui tem ficado cada vez mais caótico, ir trabalhar de manhã tem levado quase 1 hora, quando poderia fazer em 20 minutos no máximo. A N1 ,highway que pegamos para ir ao trabalho, está em reformas então sempre tem congestionamento por causa de caminhões ou desvios na pista, nada que um paulistano não esteja acostumado. Mas se tem uma coisa que realmente deixa o trânsito mais complicado são os faróis quebrados, nunca vi lugar pra ter tanto farol quebrado, sem contar que os faróis levam dias para serem consertados. E quando um farol quebra eles fazem o esquema de FOUR WAY STOP nos cruzamentos, (o carro que chega primeiro é o primeiro a sair e ai vai rodando no sentido horário, cada vez é a vez de um ir) isso é uma parte boa porque todos os motoristas tem que saber a sua vez de atravessar e não pulam a vez de ninguém. É comum você passar na rua e ver um farol quebrado no chão, outro dia roubaram a fiação de alguns faróis na região onde moro, demoraram mais de 1 mês pra repor a fiação e voltar ao que era antes!


Pôr do sol durante o trânsito

Com todos esses problemas de trânsito é impossivel esquecer do trânsito paulistano, mas uma coisa é certa em nenhum lugar de São paulo onde tem trânsito você fica ao lado de um campo de golfe, uma rua cheia de árvores ou um pôr do sol de tirar o fôlego! Esse lado bom da África do Sul ninguém pode tirar. Em todos os lugares existem árvores, um monte delas, e para não ter a paisagem modificada pelos fios elétricos, tudo é aterrado e as antenas são em formato de árvores. Só mesmo no lugar onde existem mais arvores plantadas pelo homem isso poderia acontecer!





Essa é uma das minhas ruas preferidas a caminho do trabalho.

2 comments:

tati said...

que chique essa minha amiga!!! De blog e tudo!!! adorooooooo!

tati

Karina said...

Oi Camille! Adorei o blog, tem muitas dicas bacanas. Estou querendo ir pra Capetown no ano novo, e gostariamos de alugar uma casa ao invés de ficar em hotel. Você tem alguma indicação de imobiliária? Onde podemos procurar?
Muito obrigada
Bjs
Karina