Tuesday, December 10, 2013

Nelson Rolihlahla Mandela, 1918 - 2013

Hoje fazem exatamente 1 ano e 4 meses que nao escrevia no blog. A correria da vida rotineira nao deixou espaco para sentar e escrever. Mas um acontecimento historico tirou nao apenas sul-africanos mas todos os cidadaos do mundo de sua rotina. Eu nao poderia deixar de escrever sobre a noticia do falecimento de Nelson Mandela. Vou tentar descrever aqui o que senti durante esses ultimos dias e o que esta por acontecer.

A noticia do falecimento de Nelson Rolihlahla Mandela foi divulgada as 23:50h no dia 5 de Dezembro em uma nota oficial pelo atual presidente da Africa do Sul Jacob Zuma, depois de aproximadamente 3h que ele havia falecido.

Madiba, como era conhecido pelo seu nome tribal, passou o inicio do ano no hospital lutando contra uma infeccao no pulmao. Muitos achavam que ele nao iria conseguir, mas ele se recuperou e voltou para sua casa. Com 95 anos ele veio a falecer em sua casa tranquilamente. Nada mais que merecido depois de tanta luta na vida.

Na sexta dia 6 assim que acordei de manha tinha recebido uma mensagem de uma amiga minha perguntando como estavam as coisas por aqui depois da morte de Mandela, foi assim que recebi a noticia. Quando cheguei no trabalho todos soh falavam dessa noticia, todas as radios e jornais ja estavam fazendo homenagens e comentando o que iria acontecer durante a semana. Aqui no meu trabalho nos teriamos a festa de fim de ano da empresa, mas foi adiada e na entrada principal colocaram uma mesa com a foto do Mandela com flores, velas e um livro onde voce poderia deixar seu tributo. Quando vi essa linda homenagem nao me aguentei e fui pro banheiro chorar.
As 12h em ponto todos se reuniram na frente da imagem e fizemos um minuto de silencio seguido do hino nacional, mais uma vez as lagrimas vieram aos olhos. Deixei meus sentimentos escritos no caderno e voltei para minha mesa.

Nunca antes tinha me emocionado com o falecimento de uma figura publica, mas Madiba nao eh uma pessoa qualquer. Ele foi um heroi de nao apenas a nacao africana, mas de todo o mundo. Depois de tanta luta contra o preconceito racial e de ter passado 27 anos preso acusado de sabotagem, conspiracao e traicao por ter tentado livrar seu povo da opressao branca, ele virou presidente da Africa do Sul em 1994 aos 74 anos.

Quando Mandela tomou posse do governo, ele mostrou sua humildade e bondade. Ao contrario do que todos imaginavam, ele nao foi contra os brancos e sim quis juntar brancos e negros em uma soh nacao.

Durante seu mandato, ele conseguiu unir o povo usando o esporte como uma de suas ferramentas. Um marco muito importante dessa historia foi a copa do mundo de Rugby de 1995. Uma copa onde a Africa do Sul nao estava indo bem, e o time que era o mais cotado para ganhar eram os All Blacks da Nova Zelandia. Os springboks, como o time sulafricano eh conhecido, deu a volta por cima e ganhou a final na prorrogacao. Nesse dia muitos negros estavam no estadio dividindo a mesma alegria da vitoria com os brancos (antes o rugby era apenas esporte para brancos) debaixo de apenas uma bandeira, a nova bandeira da raindbow nation. Todos cantaram o novo hino sul-africano que diz Deus abencoe a Africa.



Video da vitoria de 1995 da Copa do Mundo de Rugby

Com tantos feitos, todo reconhecimento pelo mundo como um heroi da historia da humanidade, impossivel nao se emocionar a cada tributo para honrar sua vida.

Os principais locais onde o povo foi prestar sua homenagem foram sua atual casa, a sua primeira casa em Soweto onde hoje eh um pequeno museu e no Mandela Square, uma praca dentro do shopping Sandton City que tem a estatua do Mandela.
Nos fomos apenas para o Mandela Square, e la a emocao foi forte, muitas flores e pessoas passando prestando sua homenagem.


A Mari, o Marcelo e o Vicente foram ate a casa do Mandela em Soweto prestar sua homenagem.


Hoje sera o funeral do Mandela no estadio Soccer City, estarao reunidos 91 figuras publicas do governo alem do publico em geral. Entre as pessoas importantes se destacam presidentes atuais e passados como Obama, Bill Clinton, Georde W Busch, Dilma, Lula e Fernando Henrique.
Estou morrendo de vontade de ir para o Soccer City, mas infelizmente nao consigo ir. Estou aqui vendo a transmissao ao vivo do estadio e tambem conversando com alguns amigos sul-africanos que estao la agora. Pedi a eles que me mandassem fotos e videos quando puderem pra poder compartilhar aqui.

Para mais informacoes sobre a historia desse icone mundial voce pode acessar o site:
http://www.ourmadiba.com/

Aqui estao algumas imagens de momentos marcantes da historia:

Em 1964 quando Mandela foi condenado a prisao perpetua e mandado para Robben Island, prisao no meio do Atlantico perto de Cape Town.
Mandela e sua mulher, Winnie, levantam o punho para comemorar a saida da prisao em 1990, depois de 27 anos preso.

Mandela e Frederik de Klerk, o presidente sul-africano da epoca que libertou Mandela da prisao. Eles receberam o premio Novel da Paz por terem acabado com o apartaide.
Cerimonia de juramento do Presidente Mandela em 10 de Maio de 1994
Mandela e sua mulher, Graca Machel, na cerimonia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, uma de suas ultimas aparicoes em publico.

2 comments:

Suelen said...

Confesso que meus olhos encheram de agua apenas lendo, eu imagino vc ai, que legal viver de perto esse acontecimento.
E o Sr. Nelson Mandela vai ser pra sempre um exemplo! Nada mais a comentar sobre ele!!

Marina Maia said...

Cami, que bom ler um depoimento brasileiro de alguém por aí. O que chega para o mundo parece tão pouco diante da importância de Mandela que é reconfortante saber que sua nação reconhece de maneira profunda a sua importância.
Obrigada pelo relato, foi ótimo lê-lo!

Beijo,

Mari
(Marina, esperando vocês no Brasil!)