Tuesday, July 3, 2012

Lesotho

Nesse ultimo fim de semana fizemos um passeio inedito, fomos ate Lesotho, um pais que fica dentro da Africa do Sul.
Tudo comecou em Janeiro com o Marcelo comentando de irmos esquiar em Lesotho, e depois dele fazer a correria toda de ir atras de lugar para ficarmos e lugar para alugarmos roupa e tal, finalmente chegou o grande dia da nossa viagem. Fomos dia 28 de Junho de manha e voltamos dia 1 de Julho.

Para brasileiros que vao para lesotho eh necessario visto, nos tivemos que pagar R1000,00 por pessoa para entrar no pais (que dah mais ou menos 250 reais por cabeca), nao eh nada barato.
Ficamos num lugar chamado Afri Ski , fica quase 600km de Joburg, e ainda tem a fronteira pra passar, mas foi bem tranquilo, fizemos uma boa viagem de ida e de volta, sem mtos contra-tempos.

Para chegar na estacao de ski eh preciso percorrer uma distancia de 80km aproximadamente subindo as montanhas, numa estrada estreita, com alguns buracos e caminhoes e vans passando super rapido, mas com lindas paisagens, e foi assim que fomos chegando ate o topo da montanha, a 3600m de altitude, uma vista mais linda que a outra. Eu nao consegui tirar muitas fotos porque passei um pouco mal durante o caminho, fiquei enjoada por conta do vai e vem da estrada, mas assim que chegamos no lugar o enjoo passou, ainda bem!
O check in era as 16h da tarde, e chegamos la por volta das 12:00h, entao fomos checar como era a area de ski, lanchonete e aluguel de equipamentos. Dentro do restaurante era bem quentinho, mas nao estavam servindo almoco quando chegamos, e por isso fomos ate a lanchonete, que tb nao tinha quase nada do cardapio mas deu pra gente matar a fome. Do lado de fora eles tb vendiam borewors, entao a gente conseguiu comer algo pra nao passar fome. Depois fomos alugar os equipamentos e o passe para poder subir na area de ski. Nada era barato la, para alugar o equipamento de ski ou snowboard eram 195 rands por dia, mais os passes que cada um precisava comprar pra poder esquiar que eram 200 rands por dia, no final gastaram uma grana com tudo isso, mas valeu a pena porque demos muitas risadas com os tombos de todo mundo... rsrs

Depois de alugarmos tudo, deu a hora de irmos para o chale, o chale super aconchegante de madeira de dois andares, com uma lareira a gas que esquentava a casa inteira praticamente. Dividimos os quartos direitinho e fizemos nosso jantar e fomos tomar banho. No dia seguinte vimos que tinha uma goteira que vinha do segundo andar e pingava direto na cozinha. Decidimos ir esquiar e no caminho reclamar na recepcao.

O dia passou e nos divertimos um monte, as meninas fizeram aula de ski e os meninos foram se aventurar no snowboard. Enquanto isso eu e o Vicente ficavamos dentro da lanchonete porque do lado de fora estava ventando bastante.
 
Vico curtindo um cochilo no colo da Tia Caca

Local do ski
O topo era mais para as pessoas profissionais/amadoras ou intermediarias, os que se arriscaram a ir ate la foram Marcelo, Alexandre e Laranja. A parte do Iniciantes foi onde todos comecaram, e depois todos foram para a area da primeira parte e depois quando tinham mais confianca iam para a segunda parte. Eu, o Vico e a Bet, mae do Rodrigo, ficamos na lanchonete.. rsrs


Quando voltamos para o Chale o pessoal ainda estava arrumando a goteira, que estava muito maior do que durante a manha. Eles viram que a agua que estava vazando vinha do reservatorio de agua da descarga, que caia na cozinha, que beleza neh! O Bruno ficou louco da vida, e ja conhecendo o servico sul-aficano sabiamos que o de Lesotho seria igual, entao ele e os meninos foram ate a recepcao reclamar e a gerente veio ate o chale, viu a situacao e nos deu a chave do chale do lado. Assim fizemos um mutirao e mudamos tudo para o chale ao lado. O outro chale era mais aconchegante, mais gostoso e sem goteiras. Fizemos nosso jantarzinho de cachorro quente e fomos dormir.
Dia seguinte foi mais um dia de sol e neve, nao chegou a nevar enquanto estavamos la, durante o dia fazia bastante sol e a noite chegava a -2 graus, por isso a neve derretia durante o dia, congelava durante a noite e no dia seguinte ficava mais gelo do que neve mesmo, escorregadio tb, tinhamos que tomar muito cuidado onde pisavamos. Mas isso nao deixou deixou a gente triste porque mesmo assim consegui brincar de guerrinha de neve com o Bruno... rsrsrs

Nessa noite o pessoal aproveitou a casa nova, sem goteiras, terminamos de comer o que tinhamos levado (que foi muitaaaa comida) e terminamos de tomar os vinhos tambem, e nao eh que a galera acabou com todos os vinhos! Tava todo mundo dolorido e quebrado por conta do ski e dos tombos, e ficamos contando os tombos que cada um levou, entre outros assuntos, e assim terminamos a nossa ultima noite em Lesotho, mas eh claro que nao podia faltar uma goteira tb neh! Depois que o Marcelo e o Vicente tomaram banho na banheira do banheiro de cima, 2 goteiras apareceram no mesmo local da cozinha que o chale anterior, mas dessa vez parou rapido. E nao atrapalhou tanto a gente.

O chale do meio foi nossa primeira estadia, depois mudamos para o chale da esquerda.

Dia seguinte foi nosso ultimo dia, todo mundo arrumou as malas, e fizemos o check-out as 10 da manha. Apenas o Marcelo, Alexandre e o Laranja encararam os ultimos momentos de snowboarding ate as 11am, e de la fizemos nossa viagem de volta para Joburg. Chegamos em casa as 19h acabados mas felizes!

Sempre quis ver neve, mas nunca imaginei que entre tantos lugares possiveis de ver neve, eu veria pela primeira vez na Africa! E foi assim, com a nossa familia sul-africana que marquei meu primeiro contato com a neve. Foi super divertido e engracado, varias historias ficarao pra sempre. Obrigada a todos por essa viagem, foi muito legaaaaaaaaaaaaaal!

Agora sim, vamos as fotos da galera!

Vicente muito feliz porque tinha acabado de chegar e queria ficar andando pra la e pra ca

Rodrigo, Laranja, Bruno, Alexandre, Henrique

Eu, Lili, Gio, Mari, Beti, Fran e Me

Bru e Vicente aprontando dentro da Lanchonete

Meninas aprendendo a esquiar, Fran descendo, Me, Gio, Mari e Lili esperando a vez delas

Alexandre, Xande mas mais conhecido como Bruxo pela galera. (Sai pra la!)

A galera mandando bem no ski e snowboard
Me

Gio

 Lili

 Fran

 Henrique

 Laranja

 Rodrigo

 Mari, com supervisao do Marcelo e Vicente

 Marcelo

 Bruno

E quem disse que o Vicente nao esquiou tb

E claro, alguns tombos tambem aconteceram

Mari ajudando a Me a levantar

Bruno ainda aprendendo no snowboard

 Mari e Rodrigo sentados depois de um belo tombo

Laranja, segundos antes de levar um tombo

Por tras das cameras

 Depois de um dia com ski, Lili tinha machucado a canela e resolveu trocar o ski pelo snowboard, e mandou bem, mas claro com a ajuda do maridao.

 Bruxo ensinando o Bruno a melhorar sua performance no snowboard

Henrique se aventurando no Ski-bunda

Vicente e Marcelo curtindo a vibe de inverno

 Galera esperando sua vez pra esquiar


E quem disse que eu nao aproveitei tambem! Brincando na neve que nem crianca...

Mari, Marcelo e Vico

Fran, Laranja, Bruxo, Gio e Me

 Parada pra foto antes de irmos embora
Bru, eu, Fran, Lili, Henrique, Bruxo, Gio e Laranja

6 comments:

Val Buchhorn said...

AMEI!!!! Mais uma vez, muito obrigada por compartilhar.
Beijão.

É hoje, hein?! Vai CORINTHIANS!!!

Suelen said...

próxima parada para ver neve....Hungriaaaa :) espero vcs aqui!!! e as fotos ficaram otimas tah pegando pratica heim :)

Anonymous said...

Oi, me chamo Giovanni, sou de sp capital, e tenho 16 anos, estou planejando ir para a Africa do Sul com meus 18 anos, após acabar a escola.... Ainda tenho duvida de jbay e Johanesburgo... Gostaria muito se vocês pudessem me ajudar me falando mais sobre preços e sobre algumas diferenças... obrigado pela atenção .... Me adicione no faceboo :http://www.facebook.com/giovanni.solbiati abraços, boa sorte pra vcs

Camille Ribeiro Arnaldi said...

Oi Giovanni, me passe seu email que eu te dou umas dicas de onde ficar e onde ir por aqui. Abs

MJD said...

Olá
Gostaria de falar consigo sobre viver em joanesburgo. Vou viver para lá em breve e seria importante para mim falar com quem conhece o dia a dia daí.
Bj
M.José

Anonymous said...

Camille, td bem? Acabo de me mudar p/ Joburg. Vc mora aqui ainda? Por fv entre em contato deborajuneck@hotmail.com bjs, Debora