Wednesday, November 2, 2011

Gana

Finalmente cheguei em Gana, vou passar o mes de novembro aqui e vou tentar relatar a minha experiencia nesse pais quente.
Primeiro um pouco de Gana:
Gana eh o primeiro pais da Africa a se tornar independente. Ele fica situado ao norte, mais perto da linha do equador, sua capital eh Accra, onde estou. Accra eh banhada pelo oceano atlantico, e por isso dah pra sentir a maresia no ar. A moeda aqui se chama Cedis e 1dolar equivale a 1,5Cedis, quase 1 pra 1 para o Real. A tomada aqui eh inglesa, e ainda a voltagem eh 220v.

O voo de Joburg pra ca foi bem tranquilo, foram 6 horas de voo, o aviao era espacoso, tinha TV individual e vim assistindo filme a viagem inteira, com pausas para levantar e andar no aviao... velha eh fogo... rsrs Cheguei em Accra as 22:00h, horario local que eh apenas 2 horas a mais do Brasil com o horario de verao, e 2 horas a menos da Africa do Sul.

O que eu levei pra viagem, acabei nao comendo nem metade... rs

O aviao pousou tranquilo, mas nao tinha lugar para estacionar entao ficamos parados uns 20 minutos, foi a unica hora que eu cochilei.  Assim que eu sai do aviao, bateu um bafo na minha cara, como se milhoes de africanos tivessem baforado ao mesmo tempo como um sinal de boas vindas. Meu Deus como eh quente esse lugar! Os passageiros tinham que descer do aviao e entrar em um onibus que levaria ate a porta para entrar no aeroporto. Saindo do onibus entramos para a sala de imigracao, que tinha ar condicionado. Ate passar pela imigracao e pegar a mala demorou uns bons 40 minutos. Na saida o motorista que deveria estar me esperando nao estava la, toca ligar pras pessoas e achar o motorista, demorou uns 20minutos pra ele chegar mas chegou.

Quando entrei no carro e vi o horario e a temperatura nao acreditei: meia-noite, 27graus!!!! Que calooor!
Minha primeira impressao de Gana foi uma praia grande africana, com cheiro de maderia antiga... esse eh o cheiro de Gana pra mim ate agora. A gente passou por umas construcoes, por umas barracas tipo camelo e logo em seguida por casaroes, um mix de tudo. Cheguei no apartamento, que na verdade eh um casarao divididos em 4 apartamentos enormes com 3 quartos cada, entao as pessoas dividem  sala, cozinha e lavanderia e cada um tem seu quarto e banheiro. Quando cheguei o moco que trabalha na casa chamado Patrick me levou ate o meu quarto, e ligou o ar condicionado salvador. Ele me deu as chaves e foi embora. O quarto eh bem grande, tem um closet e um banheiro enorme. E pra variar o banheiro tem uma banheiro e apenas um chuveirinho... ainda nao entendo porque na Africa eles nao usam chuveiro ao inves de banheira.

Dia seguinte fui para o escritorio com o motorista. Durante o dia deu pra perdeber como eh Accra, muito transito, chega a ser caotico algumas vezes... aqui o motorista senta do lado esquerdo do carro, igual ao Brasil.
Conheci o pessoal com quem eu vou trabalhar, o pessoal eh super gente boa, me ajudaram com cartao e me emprestaram dinheiro para poder almocar. O almoco aqui eh em uma das salas do predio, a sala eh pequena e tem 5 mesas retangulares onde todos sentam para almocar, no canto tem o buffet sem muitas opcoes, como disse um dos caras daqui uma opcao eh comida internacional entao pode ter arroz, macarrao e etc. A outra eh comida local, entao eh sempre uma mistura de peixe.
Fui eu sozinha almocar, sozinha eu digo sem conhecer ninguem pq o que nao faltava era gente la naquela sala pequena. Enfim, tinha uma salada que era uma mistura de repolho com cenoura,que eu nao peguei, arroz a grega, um cozido de frango com curry (tempero indiano), um molho verde e um molho vermelho com uma cara bem oleosa, mais peixes inteiro assado, 1 peixe pra cada pessoa. Deixei o peixe de lado e experimentei esses molhos que a moca disse o nome mas nao faco ideia do que era. Um era feito de peixe com tomate o outro peixe com espinafre. Os dois estavam bem gostosos, mas eram muito pesados, tambem peguei o frango com curry e o arroz que estava mto gostoso. Talvez por ser o primeiro dia pra mim tudo eh bom... vamos ver no meu ultimo post de novembro o que vou achar da comida... rs

Depois do trabalho o motorista veio me pegar e me levou ate o shopping que fica perto do trabalho, alias tudo fica meio perto aqui mas o transito eh sempre complicado entao demora pra chegar no lugar. Cheguei no shopping e para minha surpresa os supermercados sao os mesmos que a Africa do Sul. Depois de tirar dinheiro fui fazer umas compras no supremercado, e encontrei varias marcas sul-africanas.

Cheguei em casa cansada, tomei meu banho com chuveirinho e deitei na cama com o fuso horario mostrando que ja era hora de dormir... percebi que como eram 23h na Africa do Sul por isso eu estava morrendo de sono as 21h qui. Por enquanto eh isso, quando tiver mais novidades daqui atualizo o blog.

Ainda nao tive tempo para tirar fotos por aqui, entao tirei foto apenas da piscina do lugar onde estou, e da vista da janela lateral do predio onde trabalho.
 Aqui nao mostra a parte mais caotica do transito, ainda tiro uma foto e coloco aqui.

2 comments:

Suelen said...

ai ai que aventura heim

Unknown said...

Bom dia
Sei que a postagem é antiga mais vou arriscar

Estou para ir a trabalho, para Kumasi, Gana
Gostaria de algumas dicas se possível.
Segue meus contatos

Email: andson_lira@hotmail.com
WhatsApp: (24) 99926-6387

desde já agradeço