Thursday, November 17, 2011

Sabado familiar em Gana

No final de semana fiz uma coisa diferente ao inves de ficar dentro do ape: fui em outro ape... no da Nicole, a moca que mora no andar de baixo. Ela eh a libanesa que me levou pra passear a peh nas ruas ao redor de casa. Ela fez um almoco no sabado para um casal amigo dela e me convidou. O casal eh paquistanes, Farhan trabalha no mesmo lugar que a gente, a mulher e a filha vieram acompanha-lo nessa aventura ganense. Eu cheguei no ape da Nicole e ela ainda estava terminando de fazer o almoco, fiquei conversando com ela, quando o Farhan e sua familia chegaram, sua mulher se chama Tahira e eh super gente boa e muito simpatica, eles tem uma filha que chegou na cozinha, olhou pra mim, me abracou e ficou me mostrando suas pulseiras azuis... linda demais! Ela chama Dania tem doias anos,e nao demorou muito pra perceber que ela eh uma espoleta.


Farham foi fazer os kebabs na churrasqueira do lado de fora da casa, enquanto isso eu ajudava Nicole na cozinha para terminar o almoco e Tahira fazia Dania dormir. Ficamos conversando sobre milhoes de coisas, sobre trabalho, casa, Brasil, Paquistao, Libano, comida, comida, comida, comida... Uma hora mais tarde Dania acordou e fomos comer. A entrada era tipo um molho/salada de iogurte tipico do paquistao nao tao forte na pimenta, humus e os kebabs. Depois veio o prato principal que nao sei dizer o nome mas era feito do cuscuz libanes, cebola e frango, e um molho por cima com grao de bico com um toque de canela.


Depois disso ficamos conversando por um bom tempo na mesa, e Diana nao parava, sentava, levantava, ia pra sala, voltava, pulava de colo em colo, incluindo o meu, pegava o celular da Nicole e mexia nos joguinhos.
Depois de comer fomos na area de fora para a Diana ir na piscina, ela se divertiu muito na piscina, pulava, ria, engolia agua, e chamava por Micole, Micole... ela nao sabe ainda falar direito as palavras e chama a Nicole de Micole, amorciiita.
Depois Nicole, Tihara e eu fomos dar uma volta nas ruas, ficamos conversando muito sobre diversos assuntos enquanto passeavamos nas ruas ao redor de casa. Depois de uma hora voltamos e Diana ainda estava na piscina pulando e gritando.
Voltamos pra casa e comemos a sobremesa libanesa com cha de ervas, tudo muito gostoso.
Voltei pra casa eram quase 20h e me senti muito feliz por ter passado a tarde com pessoas muito legais e divertidas.
Aqui estao alsgumas fotos do sabado:
Nicole, Tahira, eu e Farhan
 Dania







Friday, November 11, 2011

Andando nas ruas de Accra

Hoje nao tenho fotos para postar, mas precisava escrever o que me aconteceu ontem. Na volta do trabalho, uma das mulheres que mora na mesma casa que estou (em ape diferente) puxou conversa comigo no carro, seu nome eh Nicole, ela eh sueca filha de Libanesa. Esta em Gana desde maio e seu noivo esta morando na Nigeria a trabalho. Ela disse pra mim que iria dar uma volta pelas ruas as 19h e perguntou se eu nao queria me juntar a ela. Eu fiquei sabendo que aqui em Gana eh mais comum as pessoas andarem nas ruas, e eh seguro para fazer isso, entao resolvi ir com ela.

Bom nao preciso nem dizer que no comeco fiquei com medo, eh muito raro andarmos nas ruas de Joburg, todos sempre falam que eh perigoso e tal, entao nao estou acostumada a andar pelas ruas da Africa. Quando saimos do portao da casa, comecamos a andar na terra batida, nas ruas que nao tem iluminacao e as luzes vem muitas vezes das casas ou apenas da lua. De repente passaram 2 criancas de bicicleta, falando "obruni! obruni" e Nicole me explicou que as criancas quando veem pessoas brancas andando nas ruas a chamam de "obruni" que na lingua deles significa pessoa branca.

Ela me levou pra conhecer o mini shopping que tem do lado de casa, que tem um mercado, farmacia, restaurante, academia, e algumas lojas de roupa. Continuamos a andar pelas ruas e ela me levou na academia que ela esta matriculada. Nessa academia tem uma piscina a ceu aberto, 2 campos de futebol society e um campo de futebol com um gramado verdinho e na beira da piscina tem um restaurante que dah um toque bem praiano. E para a minha surpresa, ao chegar na area da piscina, comeco a escutar um som conhecido, prestei bem atencao, era musica brasileira! Samba! Nao conhecia a musica, mas de repente o cantor disse "Exaltasamba", comecei a rir sozinha e expliquei pra Nicole que a musica era brasileira e a banda conhecida... rsrsrs Na saida da piscina voltando para o mercado, uma menininha de uns 5 anos que estava sendo trocada pela em cima de uma mesa do camelô no meio da rua comecou a falar pra gente "obruni" achei tao bonitinha, acenei e ela ficou toda feliz.

Dentro dos lugares tem sempre bastante iluminacao, apenas nas ruas que nao exitem postes de luz. Voltamos para o mini-shopping e fomos comprar algumas coisas no mercado. Esse mercado eh muito bom, nao eh tao grande igual ao Shoprite do shopping, mas com certeza eh melhor, a qualidade dos legumes e frutas dah de 10 a zero e os produtos estavam bem mais organizados. Agora soh uso esse mercado! Enquanto Nicole fazia compras, fiquei vendo  os produtos e obvio que nao resiste e comprei um macarrao com queijo instantaneo que eu comia no Brasil quando era pequena e nunca mais encontrei, comprei um molho de salsa da marca doritos que a gente comprava na Africa do Sul e nunca mais encontramos em nenhum mercado, e comprei um coockies da marca Cadbury que a gente adora, e que estavam muito saborosos. Nas pratileiras reparei que tinham muitos produtos escrito em frances, e Nicole me explicou que o dono do mercado que eh Libanes e sempre traz mercadoria francesa. Tambem encontrei salsicha de frango Sadia!!! Incrivel! Mas as salsichas estavam congeladas, e nao tenho como cozinha-las, infelizmente o fogao do ape nao funciona e como daqui a pouco vamos para o Brasil, achei melhor nao comprar, pelo menos por enquanto... rs

Decidi que vou passear mais pelas ruas de Gana, talvez nao a noite, mas nos fins de semana. Quem sabe agora os proximos posts sejam mais interessantes :)

Thursday, November 10, 2011

Ruas em Gana

 Faz 1 semana e meia que estou aqui em Gana, mas nada mudou muito. No final de semana nao fiz nada, fiquei no apartamento, descansando, vendo filmes e series. Os dias estavam muito quentes, todas as vezes que eu saia do ape a quentura tomava conta do ambiente, e ao contrario da previsao que tinha visto nao choveu nenhum dia. Esse foi meu jantar na sexta-feira passada, pipoca, coca e filminho no laptop :)


Agora estou comecando a entender o caminho que o motorista faz do ape para o trabalho e vice-versa, nao eh o mesmo por sinal. Comecei a reparar nas ruas e eh meio confuso no comeco, aqui nao tem cruzamento em todos os farois, na verdade tem um grande trevo de ruas que se interligam, entao se voce quer pegar o outro sentido da rua tem que passar por esse trevo para fazer a volta. Ainda nao consegui entender se isso eh bom ou ruim, porque todos os carros acabam entrando nesse mesmo trevo e o transito fica uma loucura.
Esse eh o trevo que me refiro, coloquei onde eh meu trabalho, onde eh o shopping e onde eh o ape. Pra ir pro do trabalho pro ape tem que passar pelo trevo, pra ir pro shopping tem que passar pelo trevo e do shopping pro ape tem que passar pelo trevo, complicado.



Esse eh o shopping a que me refiro, Accra Mall, eh um shopping legal ate, nao andei muito nele, soh no primeiro dia que fui procurar lugar pra trocar dinheiro. Mas o shopping eh bem simpatico e fica aberto ate 20h (Lojas de shoppings na Africa do Sul ficam abertas ate 18h no maximo).






Essas foram as fotos que eu tirei num dia no transito indo pro trabalho. Essa eh a rua da minha casa, sem asfalto... nao sao todas as ruas que sao assim, mas algumas que tem casas novas ainda tem chao de terra.




Aqui tem umas casas enormes e muito bonitas, que contrastam com o camelô que sempre esta instalado logo em seguida na calcada.


Encontramos aqui as famosas lotacoes, mas aqui ainda nao sei se para usar a lotacao tambem eh necessario fazer um sinal especifico para cada destino, eu vi lotacao com um papel na frente escrito um nome, acredito que seja o destino final. Ainda vou descobrir como se pega lotacao por aqui. (Para saber mais sobre a os sinais da lotacao na Africa do sul veja o post Taxis)




Em todos os lugares voce ve camelô aqui, as vezes eles usam carrinhos como se fosse um pipoqueiro, as vezes sao os muambeiros, e tem tambem os que sao instalados em uma "lojinha" de latao que ficam nas calcadas, nesses voce encontra de tudo, comida, aparelhos eletronicos, lampadas, agua em toneis, cabelereiro, engraxate etc.




Espero conseguir ir dar uma volta pela cidade no proximo fim de semana, e assim posto mais coisas no blog.

Friday, November 4, 2011

Gana parte 2

Meu segundo dia em Gana foi tranquilo. Acordei cedo, fiz um paozinho com manteiga esperto, e o moco foi arrumar a lampada do meu quarto e do banheiro que estavam queimadas.
No caminho para o trabalho, no meio do transito fiquei reparando no povo nas ruas, principalmente os ambulantes, vendiam de tudo: cartao para celular pre-pago, aplito de dente, pano de prato, cotonete, jornal, batata frita tipo ruffles feita por eles e etc... e todos usavam a cabeca para carregar os produtos, ate os homens faziam isso...

Uma coisa que tinha esquecido de comentar eh que todos falam ingles aqui, isso ajuda muito para quem vem de outro pais. Aqui eh que nem na Africa do Sul, ingles todo mundo fala pra se comunicar. Conversei com o seguranca do lugar onde estou hospedada, Bana eh o nome dele, ele eh um rapaz muito gentil alias todos os ganenses ate agora se mostraram gentis comigo.
Mais um pro que esqueci de falar: os shoppings fecham as 20:00h aqui!!! Eu fui no mercado, depois fiquei passeando no shopping ontem ate o motorista chegar e eram 18:30 e as lojas estavam abertas! Ponto positivo para Gana!

Hoje tive mais um almoco gostoso aqui, eles ofereceram frango que parecia mais uma carne vermelha, resolvi pensar com a razao e nao pegar o frango, arroz, pure de batata, uma sopa vermelha com carne que tambem nao peguei, e um negocio que ate agora nao sei do que eh feito, mas era gostoso, acredito que era feito de batata doce, um bolinho que era frito e um molho vermelho apimentado que eles colocavam depois, muito gostoso. Ah e logico nao poderia faltar o peixe frito que tinha por volta de uns 15cm... ainda nao tive coragem de pegar o peixe, mas um dia eu vou comer, afinal ainda estou no meu segundo dia de Gana, ainda tenho 28 dias para resolver encarar o peixe.

Ainda nao consegui tirar nenhuma foto do transito daqui, mas vou tirar para mostrar como eh caotico, ele eh uma mistura de Sao Paulo, com muitos carro, e Africa do Sul onde nao importa se eh calcada, faixa errada ou terra batida, se faz de tudo pra sair do transito. O motorista que leva e traz a gente do trabalho tira cada fina, mas reparei que todos eles tiram fina, e muitas vezes batem, meu segundo dia e ja vi uma combe bater num carro, nao foi nada grave, mas eh sempre um saco quando acontece essas coisas.

Quando cheguei do trabalho resolvi comer os alfaces que tinha comprado, e tive que jogar a maioria fora porque tinham estragado. Acabei comendo mais tomatinho do que o alface, mas com um molhinho da Ina Paarma que comprei de mel e mostarda, ficou muito bom. Para quem quiser saber um pouco mais sobre os produtos da Ina Paarma, entrem no site: http://www.paarman.co.za/ Tem receitas sul-africanas e os produtos sao muito bons, ja comprei varios adorei. Ina Paarma eh produto Sul-Africano.

Meu terceiro dia esta sendo tranquilo, almoco nao teve nada de diferente, cheguei tarde pra almocar e soh tinha uma opcao arroz com um ensopado de frango, tudo estava gostoso. Uma coisa que ainda nao tinha comentado com relacao ao almoco eh a quantidade de arroz que o pessoal come. Sempre tem uma moca que serve o seu prato com a comida, e ela coloca umas 4 escumadeiras cheias de arroz pra cada pessoa, eu tenho que pedir "just a little bit please" se nao ela enfia comida que nao acaba mais!
Durante o almoco hoje fiquei conversando com o pessoal com quem estou trabalhando, um eh da Guatemala e o outro eh do Paquistao, os dois manjam muito do trabalho e sao muito legais. Durante o almoco eles me disseram que moram sozinhos aqui, o paquistanes vai se casar no ano que vem,  e o cara da Guatelama disse que sua familia mora no Canada e ele esta londe deles desde de Janeiro, ele tem 3 filhos um de 15, um de 10 e um de 1 ano, e soh fala com eles por skype nao os ve desde o comeco do ano. Fiquei pensando como eh dificil morar longe assim da familia, ainda mais com filhos, ele disse que se veem todos os dias pelo skype e se nao fosse assim ele nao saberia se conseguiria ficar tanto tempo longe, e pelo olhar dele percebi o quanto ele sente falta da familia. Eu penso que vou ficar 1 mes longe do Bruno e o coracao ja doi, imagina ficar 1 ano sem ver mulher e filhos, e morando sozinho em Gana. Que barra!

Hoje eh mu quarto dia, e consegui tirar algumas fotinhos:

Essa eh a foto do Cedis, soh tenho essas notas, a maior que eu tenho eh de 10 Cedis, quando fui tirar o dinheiro veio soh nota de 10! Ah detalhe, tirei 200 cedis...
Essa eh a foto do lugar onde estou. Eu fico no segundo andar, mas a janela do meu quarto eh para os fundos da casa.

Fui tentar tirar essas fotos das ruas sem ninguem perceber no carro, por isso nao ficaram boas, da proxima vez tento tirar alguma melhor

Segunda-feira aqui eh feriado, na verdade o feriado cai no domingo que eh dia 6 de novembro, Eid al Adha (Feast of the Sacrifice - Festa do Sacrificio) ainda vou descobrir o que eles comemoram nesse dia... Entao soh volto a escrever na terca! Bom final de semana a todos!

Wednesday, November 2, 2011

Gana

Finalmente cheguei em Gana, vou passar o mes de novembro aqui e vou tentar relatar a minha experiencia nesse pais quente.
Primeiro um pouco de Gana:
Gana eh o primeiro pais da Africa a se tornar independente. Ele fica situado ao norte, mais perto da linha do equador, sua capital eh Accra, onde estou. Accra eh banhada pelo oceano atlantico, e por isso dah pra sentir a maresia no ar. A moeda aqui se chama Cedis e 1dolar equivale a 1,5Cedis, quase 1 pra 1 para o Real. A tomada aqui eh inglesa, e ainda a voltagem eh 220v.

O voo de Joburg pra ca foi bem tranquilo, foram 6 horas de voo, o aviao era espacoso, tinha TV individual e vim assistindo filme a viagem inteira, com pausas para levantar e andar no aviao... velha eh fogo... rsrs Cheguei em Accra as 22:00h, horario local que eh apenas 2 horas a mais do Brasil com o horario de verao, e 2 horas a menos da Africa do Sul.

O que eu levei pra viagem, acabei nao comendo nem metade... rs

O aviao pousou tranquilo, mas nao tinha lugar para estacionar entao ficamos parados uns 20 minutos, foi a unica hora que eu cochilei.  Assim que eu sai do aviao, bateu um bafo na minha cara, como se milhoes de africanos tivessem baforado ao mesmo tempo como um sinal de boas vindas. Meu Deus como eh quente esse lugar! Os passageiros tinham que descer do aviao e entrar em um onibus que levaria ate a porta para entrar no aeroporto. Saindo do onibus entramos para a sala de imigracao, que tinha ar condicionado. Ate passar pela imigracao e pegar a mala demorou uns bons 40 minutos. Na saida o motorista que deveria estar me esperando nao estava la, toca ligar pras pessoas e achar o motorista, demorou uns 20minutos pra ele chegar mas chegou.

Quando entrei no carro e vi o horario e a temperatura nao acreditei: meia-noite, 27graus!!!! Que calooor!
Minha primeira impressao de Gana foi uma praia grande africana, com cheiro de maderia antiga... esse eh o cheiro de Gana pra mim ate agora. A gente passou por umas construcoes, por umas barracas tipo camelo e logo em seguida por casaroes, um mix de tudo. Cheguei no apartamento, que na verdade eh um casarao divididos em 4 apartamentos enormes com 3 quartos cada, entao as pessoas dividem  sala, cozinha e lavanderia e cada um tem seu quarto e banheiro. Quando cheguei o moco que trabalha na casa chamado Patrick me levou ate o meu quarto, e ligou o ar condicionado salvador. Ele me deu as chaves e foi embora. O quarto eh bem grande, tem um closet e um banheiro enorme. E pra variar o banheiro tem uma banheiro e apenas um chuveirinho... ainda nao entendo porque na Africa eles nao usam chuveiro ao inves de banheira.

Dia seguinte fui para o escritorio com o motorista. Durante o dia deu pra perdeber como eh Accra, muito transito, chega a ser caotico algumas vezes... aqui o motorista senta do lado esquerdo do carro, igual ao Brasil.
Conheci o pessoal com quem eu vou trabalhar, o pessoal eh super gente boa, me ajudaram com cartao e me emprestaram dinheiro para poder almocar. O almoco aqui eh em uma das salas do predio, a sala eh pequena e tem 5 mesas retangulares onde todos sentam para almocar, no canto tem o buffet sem muitas opcoes, como disse um dos caras daqui uma opcao eh comida internacional entao pode ter arroz, macarrao e etc. A outra eh comida local, entao eh sempre uma mistura de peixe.
Fui eu sozinha almocar, sozinha eu digo sem conhecer ninguem pq o que nao faltava era gente la naquela sala pequena. Enfim, tinha uma salada que era uma mistura de repolho com cenoura,que eu nao peguei, arroz a grega, um cozido de frango com curry (tempero indiano), um molho verde e um molho vermelho com uma cara bem oleosa, mais peixes inteiro assado, 1 peixe pra cada pessoa. Deixei o peixe de lado e experimentei esses molhos que a moca disse o nome mas nao faco ideia do que era. Um era feito de peixe com tomate o outro peixe com espinafre. Os dois estavam bem gostosos, mas eram muito pesados, tambem peguei o frango com curry e o arroz que estava mto gostoso. Talvez por ser o primeiro dia pra mim tudo eh bom... vamos ver no meu ultimo post de novembro o que vou achar da comida... rs

Depois do trabalho o motorista veio me pegar e me levou ate o shopping que fica perto do trabalho, alias tudo fica meio perto aqui mas o transito eh sempre complicado entao demora pra chegar no lugar. Cheguei no shopping e para minha surpresa os supermercados sao os mesmos que a Africa do Sul. Depois de tirar dinheiro fui fazer umas compras no supremercado, e encontrei varias marcas sul-africanas.

Cheguei em casa cansada, tomei meu banho com chuveirinho e deitei na cama com o fuso horario mostrando que ja era hora de dormir... percebi que como eram 23h na Africa do Sul por isso eu estava morrendo de sono as 21h qui. Por enquanto eh isso, quando tiver mais novidades daqui atualizo o blog.

Ainda nao tive tempo para tirar fotos por aqui, entao tirei foto apenas da piscina do lugar onde estou, e da vista da janela lateral do predio onde trabalho.
 Aqui nao mostra a parte mais caotica do transito, ainda tiro uma foto e coloco aqui.