Monday, May 24, 2010

Comida

Durante a estadia na África do Sul, nínguem pode deixar de comer alguns tipos de comida que tem por aqui. Vou falar de algumas que me chamaram a atenção até agora, começando pelo Biltong. A maneira de se fazer Biltong foi trazida pelos holandeses. Naquela época depois de caçar o animal, que geralmente era de grande porte, eles não tinham onde guardar a carne que sobrava. Então eles salgavam a carne, colocando algumas ervas também e assim conseguiam que a carne durasse por muito mais tempo. Hoje em dia o Biltong virou um snack, um tira gosto diferente. é feito de muitas maneiras, de carnes variadas e com temperos diferentes. O que eu mais gosto é com chilli. Na hora de comer, não se impressione com a dureza, é difícil mesmo, mas depois que coloca na boca a carne vai amolencendo e fica só o gosto bom.

Outra comida característica daqui são os Boerewors. São linguiças feitas de carne de boi e com outras carnes misturadas como porco ou carneiro e podem ter ou não temperos variados. Eu particularmente prefiro o boerewors tradicional. Nos estádios de rugby, ao invés do nosso sanduíche de pernil ou de calabresa, eles vendem o boerewors roll, que nada mais é que um pão com um boerewors no meio. As vezes eles colocam um molho de cebola e tomate, e você termina colocando ketchup, ou tomato souce como eles falam aqui, e a mostarda. O Boerewors também é um item que nunca falta nos churrascos sul-africanos.


Agora uma coisa que eu experimentei recentemente e achei uma delícia é o Chakalaka. Um mix de cenoura, repolho, molho de tomate, pimenta, temperos e feijao branco . Muito gostoso que você pode comer com macarrão, arroz, pão ou pap (já explico o que é isso). E o mais legal é que pode ser encontrado em qualquer lugar, existe até chakalaka enlatado e é bom! Nos supermercados eles vendem comidas prontas por quilo, e sempre tem o chakalaka. Eu sempre compro no Spar e nunca me decepcionei com ele. Também compro o enlatado com chilli, é bem ardidinho mas vale muito a pena!
Pap é outro prato que as pessoas comem aqui, mas esse não tem gosto de nada, é mais um reboco pras pessoas não passarem fome. Pap tem a aparência de purê, mas é mais branco, é feito de farinha de milho. Resumindo nao tem gosto de nada.

O Potjie (se fala poik) é famoso por aqui. Essa comida também vem dos holandeses, que durante suas viagens faziam esse ensopado com legumes e carnes. Quando conseguiam caçar algum animal eles iam adicionando algumas carnes ao ensopado, como se sempre estivessem renovando a comida. O potjie é feito em uma panela de ferro, normalmente no carvão ou fogueira. Leva de 4 a 5 horas de preparo. Tem batata, cenoura, milho, repolho e etc. Mais temperos como curry e geralmente eles usam uma carne menos nobre como rabo de boi ou perna de carneiro. Já comi os dois e é uma delícia! Geralmente é acompanhado de pap.



Aqui as pessoas gostam bastante de carneiro também. Em todo lugar que você vai, sempre tem a opção carneiro como prato principal. Outro tipo de comida muito fácil de encontrar é a indiana. Tambem a África do Sul é o lugar que possui mais indianos fora da Índia, não tem como não ter influência indiana por aqui. Sempre que vou em um restaurante indiano peço um prato que é algo parecido com Gosht Lamb, muito bom. Também peço um que é tipo um molho de tomate com temperos e tofú, uma delícia, chama paneer makhani. E é lógico todos eles acompanhados de arroz e butter naan (um tipo de pão indiano).

3 comments:

Henrique said...

CHAKALAKA

Val Buchhorn said...

Eu ainda vou tentar fazer esse CHAKALAKA! Acho que o Henrique não vive mais sem isso! =]]
Seu Blog continua demais!
Bjo

Perspectivas do Mato Grosso said...

Eu moro na africa do sul mas como sou muslima n comemos isso foi uma grande surpresa as comidas.Perguntei p meu marido que eh africano e ele me.explicou