Friday, July 25, 2014

Mandela Day

Dia 18 de Julho eh o dia do nascimento de Nelson Mandela. Para comemorar essa data tao importante muitas pessoas fazem acoes voluntarias durante 67 minutos nesse dia. Os 67 minutos vem da quantidade de anos que Mandela dedicou sua vida em funcao do povo Sul-africano. Foram 67 anos de luta como advogado, pacificador internacional e o primeiro presidente eleito democraticamente pelo povo livre Sul-africano.
Essa campanha comecou faz 5 anos. As pessoas se juntam para ajudar alguma escola, asilo, abrigo e etc com doacoes e com trabalhos manuais como por exemplo pintar ou limpar o local.
Muitas empresas tambem participam do Mandela Day, juntam os funcionarios e os levam para alguma entidade que necessite de ajuda.

Esse ano consegui pariticpar do Mandela Day pela minha empresa. Varios funcionarios doaram cobertores e roupas, e a empresa doou comida, cobertores, aquecedores, cadeiras de rodas e andadores. Fomos a um asilo chamado Itlhokomeleng em Alexandra onde moram 106 idosos.
Itlhokomeleng siginifica "help yourselves" (ajude a si mesmo).

A gente podia decidir o que fazer para ajudar. Podia limpar, pintar, ajudar na horta, fazer exercicios ou socializar com os velhinhos. Eu decidi ajudar a pintar os quartos. Pelo pouco tempo que tinhamos, afinal 67 minutos eh muito pouco para fazer uma pintura boa, nos conseguimos pintar o quarto que era verde pra creme. Cada quarto tinham 2 camas de solteiro e um armario pequeno onde os velhinhos que dormiam ali guardavam seus pertences.

Mas nao sao todos que dormem em quartos como esses que pintamos, apenas os que conseguem se locomover sozinhos. Os outros ficavam em uma outra casa que nao consegui conhecer.

No final os velhinhos estavam felizes com a doacoes e quando fomos embora alguns diziam obrigada, acenavam e nos davam as maos.
Eh nessas horas que a gente re-pensa muito na nossa vida, e no tanto que a gente poderia ajudar e as vezes nao ajuda. Espero conseguir contribuir mais porque nao ha sensacao melhor no mundo do que ver um sorriso de obrigado.

Aqui estao algumas fotos dos arredores do asilo. Alexandra eh um dos bairros mais pobres de Joburg, na verdade eh uma favela como as do Brasil.

Essas criancas estavam caminhando na calcada. O menino de laranja segurava a mao da menininha que esta no meio e nao a deixava sair do lado dele. E ela ficava quietinha.
Pessoal jogando
Atras dessas grades o comerciante vende doces, salgadinhos e etc.
Crianca no cabeleireiro. Ela estava fazendo essas trancinhas embutidas que eu acho lindo!
Para terminar o post, deixo aqui as palavras de Madiba:

What counts in life is not the mere fact that we have lived. It is what difference we have made to the lives of others that will determine the significance of the life we lead” – Nelson Mandela
(Na vida o que conta nao eh o simples fato de que temos vivido. Eh o que temos feito de diferente na vida de outros que determinara o significado da vida que levamos)