Thursday, March 27, 2014

Zimbali - North Durban

Dia 21 de Marco eh dia dos direitos humanos aqui na Africa do Sul. Esse ano caiu numa sexta-feira. Por isso planejamos viajar para a praia. Como ir pra praia daqui de Joburg eh uma tarefa mais complicada, eh bom ter um final de semana prolongado pra conseguir descansar de verdade.

Fomos para uma praia mais ao norte de Durban, perto de Dolphins coast, chamada Zimbali. Nesse bairro tem um resort de luxo lindo. Perto desse resort tem um residencial chamado Zimbali Coastal Resort & Estate. Esse residencial possue varias casas grandes e algumas delas os donos alugam para temporadas e feriados. Como estariamos em 5 casais mais 5 criancas precisavamos de uma casa grande. Procurando na internet encontramos esse residencial e uma casa com 5 quartos que acamodava todos nos. Claro que estava com medo de nao dar certo ou de ter algum problema com o lugar ja que nunca fui praqueles lados. Mas tudo deu certo.

Saimos daqui na quinta-feira dia 20 de marco, depois do almoco. Fomos em comboio. Estavamos em 3 carros com 4 criancas, por isso tivemos que fazer algumas paradas e a viagem durou 7 horas. Pegamos a estradas as 14h e chegamos as 21h.

Para ir de Joburg ate Durban eh uma estrada apenas. Eh soh pegar a N3 e depois de uns 580km esta Durban. A estrada eh otima, sempre com duas faixas pelo menos. Depois de chegar em Durban eh soh pegar mais 40km de N2 e ja esta em Ballito, que eh a praia perto de Zimabali.

A casa era enooorme. Mas era o que precisavamos pra tanta gente. Confesso que estava um pouco suja quando chegamos. Mas no dia seguinte o moco da limpeza foi e deixou a casa um brinco.

Na sexta e no sabado saiu sol e aproveitamos pra ir pra praia. Nao deu pra aproveitar muito a praia em si porque as ondas eram muito fortes e a recomendacao era de nao nadar. As ondas quebravam forte bem na beira. Mas o residencial tem uma area de piscinas onde a gente se esbaldou.

Foi um fim de semana muito divertido. Demos muitas risadas, fizemos churrascos, tomamos sol e ate banho de jacuzi. As criancas se divertiram, brincaram, dancaram, foram na piscina, brincaram na areia. Quer dizer, foi um fim de semana de rei pra todos.

No domingo foi o dia de voltar pra casa. O sol saiu lindo, ate aproveitamos um pouco as piscinas antes de pegar a estrada de volta. Mais 600km pra voltar. Saimos de la as 10h e chegamos as 17h em casa. Com direito a uma parada pra almoco.

Para mais informacoes sobre o residencial, o resort e as casas que eles alugam eh soh acessar o site:
http://www.zimbalihomes.com/

Wednesday, March 26, 2014

Drakensberg - Amphitheater

No dia 9 de Agosto de 2013 foi dia das mulheres, e aqui esse dia eh feriado!
Aproveitamos que esse dia caiu numa sexta e fomos pela primeira vez para Drakensberg.

Eu sempre tive vontade de conhecer essa area. Fica uns 400km de Johannesburg, e eh uma area cheia de montanhas. Saimos no dia 9 bem cedo e com chuva! Estava ficando frio, e foi a primeira chuva que teve desde abril. Claro que tinha que chover justo no dia que iriamos viajar... rsrsrs

O Gabriel se comportou na viagem que durou umas 4 horas. Foram 350km de estrada boa, com excecao de uns 15km de estrada em construcao. Quando estavamos na area de Drakensberg pegamos uma neblina pesada na estrada. Mas mesmo assim foi bem tranquila a viagem.

Todos os lodges nessa regiao estavam lotados, tambem resolvemos planejar a viagem uma semana antes do feriado. Mas conseguimos um chale num lodge chamado Bingelela. Esse logde fica dentro de uma fazenda pequena. Nao tem nada de luxuoso, os chales sao bem simples com chuveiro e agua quente. O restaurante do lugar era bem gostoso. Como chegamos na sexta na hora do almoco, decidimos tirar um cochilo durante a tarde ja que o tempo estava chuvoso e nao tinha nada ao redor para fazermos.

No dia seguinte acordamos cedo e fomos para o Royal Natal National Park. Esse parque ficava uns 20km da nossa acomodacao. Ele tem varias montanhas e a mais conhecida eh a Amphitheater (Anfiteatro). No topo dessa montanha eh onde esta a Tugela Falls, a cachoeira mais alta da Africa e a segunda mais alta do mundo. Sua agua cai de uma altura de 948 metros. Eh possivel chegar ao topo da cachoeira mas nao eh uma trilha muito facil. Uns amigos nossos foram e levaram quase 12h de caminhada, contando ida e volta. Nos resolvemos nao nos arriscar, ja que estavamos com nosso pequeno junto.

A entrada do parque custa 30 rands por pessoa (uns 7 reais). No portao de entrada perguntamos para o guarda se dava pra ver a montanha, ele disse que normalmente da pra se ver a montanha, mas com a neblina que estava seria dificil. Que otimo, viajamos 350km pra nao conseguirmos ver as montanhas que sempre quis conhecer. Mas enfim, pegamos um mapa com informacoes, e vimos que tinha uma trilha bem tranquila que podiamos fazer. Entao estacionamos o carro e comecamos a trilha. O dia estava comecando a melhorar, as nuvens estavam abrindo e mostrando o ceu azul lindo. Comecamos a nos animar. Essa trilha que fizemos eh muito tranquila, para cadeirantes... rsrsrs. Era asfaltada na sua maior parte, mas para chegar na area do rio que corria nao tinha mais aslfalto, eram soh pedras.



Foram 5km de caminhada, e quando voltamos quase nao tinha mais nuvem. E nao eh que o Amphitheater estava ali, lindo! Nossa que lugar bonito! Ainda bem que as nuvens foram embora. Fizemos um pequeno pic-nic e curtimos o lugar.


Voltamos para o lodge eram umas 15h, e da estrada dava pra ver a montanha. Como o guarda disse, sem nuvens da pra ver ela de longe, mas como de manha a neblina estava forte, nem imaginavamos que seria tao facil de ver a montanha assim.

Jantamos no restaurante, e no dia seguinte depois do cafe da manha voltamos para Joburg.

Para mais informacoes do lodge:
www.bingelela.co.za

Um casal amigo meu foi para Drakensberg recentemente. Ficaram numa pousada chamada The Cavern. Mais uma indicacao de lugar pra ficar nessa area. Disseram que o lugar era muito bom. Esse eh o site: www.cavern.co.za


Golden Gate & Clarens

Em Agosto de 2012 meus sogros vieram para ca nos visitar, e queriamos viajar com eles para algum lugar novo. Decidimos ir para Golden Gate que nao eh longe de Johannesburg. Claro que antes de irmos para o Golden Gate, passamos 5 noites no Kruger! Vimos varios animais interessantes. Dessa vez ficamos mais dias ao norte do kruger, conhecemos os Campings sites Mopani e Shingwezdi. Dormimos 3 noites em Mopani e fizemos um bate-e-volta ate Shingwezdi. Depois Passamos por Olifantes, e dormimos em Tambote. Noite seguinte fomos para Berg-en-del e de la fomos para Golden Gate. Foi uma longa viagem, 7 horas no carro. Saimos cedo do Kruger e rumamos para Golden Gate National Park.

Quando chegamos no Golden gate demoramos pra achar nossa acomodacao. A casa ficava a uns 7km de terra batida da estrada. Era no meio do mato, mas era muito legal. Descansamos e no dia seguinte fomos conhecer o parque nacional.
O Golden Gate eh conhecido pelas trilhas que o parque oferece, sem contar nessa paisagem sensacional. Eh um parque nacional do governo, assim como o Kruger e outros parques pela Africa do Sul.


Bem perto do Golden Gate fica uma cidade chamada Clarens. Essa cidade eh bem turistica, tem restaurantes e cafes agradaveis. Vale muito a pena conhecer.

O frio ainda estava no ar. Todo comeco de Agosto o inverno mostra suas ultimas forcas. E duas semanas antes de viajarmos tinha nevado aqui. Mas o frio foi saindo, e a primavera estava comecando dar o ar de sua graca. Ainda tinhamos um vento um pouco gelado pela manha, mas os dias estavam comecando a ficar mais agradaveis. Isso resultou num dia maravilhoso para trilhas e paisagens!

O Goldan Gate National Park fica a quase 330km de Johannesburg. As acomodacoes dentro do parque parecem ser muito boas. Eles tem um hotel recem-reformado. Nos nao entramos nos quartos, mas o lounge e o restaurante estavam muito lindos. Mas se preferir uma acomodacao com cozinha (self-catering) eles tem chales que parecem ser bem bacanas. Ou para se aventurar mais eh soh usar o camp sites (espaco para camping) deles. Em Clarens tambem tem varias pousadas e hoteis.

Para mais informacoes sobre Golden Gate National Park o site oficial eh esse:
http://sanparks.org.za/parks/golden_gate/