Monday, March 26, 2012

Trilha em Santa Lucia

Nosso segundo dia de Santa Lucia foi bem tranquilo, o tempo estava bem nublado e ficou garoando de hora em hora, por isso resolvemos ficar pela cidade e ver o que podiamos fazer la. Fomos ate a praia de Santa Lucia, que parecia que tinha 1km de areia ate chegar no mar. Nessa praia pode ser feito passeio a cavalo, que nao fizemos por isso nao sei qto custa. Eh nessa praia que o lago desenboca, por isso ela nao eh tao azul quanto Cape Vidal, e por ter chovido durante a noite anterior o mar ficou mais barrento ainda.

De la fomos fazer uma trilha, alias em Santa Lucia existem varias trilhas pra ser feita, a gente fez uma menor porque o tempo estava bem nublado e nao queriamos molhar nossas cameras durante a caminhada, mas mesmo assim valeu a pena.
Vimos um espinho de um porco espinho, uma tartaruga baby amorciiita, gafanhotos, passaros, escaravelhos grandes que voam por toda parte e a gente apelidou de cavalos voadores, e no final da trilha encontramos Wharthogs, Zebras e Impalas! Muito legal!

 Espinho do porco espinho

 O cavalo voador

 Mini tartaruga amorciiita
 Caminho pela mata
 Zebras percebendo a nossa presenca

 
 
 Warthogs e Impalas tentando entender o que eramos nos


Depois desse exercicio fomos procurar algum lugar para comer e encontramos um bar/restaurante que nao me lembro o nome, mas que ficava beirando o lago. Muito legal a paisagem, e la ficamos vendo os Hippos descansando e varias especies de aves que vinham e iam. Comemos alguns aperitivos como mushroom a milanesa, onion rings, batata frita, calamari (lula) empanado e uma pizza de mussarela que estava maravilhosa.
 No fundo dah pra ver o mar
 Passeio de barco
 Pequeno hippo botando a ave pra correr
 Hippos brincando


Depois de tanta comida resolvemos ir decansar, voltamos para o chale, e tiramos um bom cochilo na tarde cinzenta... que dormida gostosa. Quando acordei a Fran, siricutico do jeito que eh, foi atras de leite condensado e quando acordamos ela estava comecando a fazer um brigadeiro que foi a atracao do fim da tarde!
Como no dia seguinte decidimos que iriamos acordar cedo para fazer safari no dia seguinte, fechamos o dia com queijos e vinho, e brigadeiro de sobremesa.

Friday, March 23, 2012

Cape Vidal

Depois de uma noite bem dormida, acordamos e fomos atras de um cafe da manha, porque ainda nao tinhamos comprado nada de comida, e depois partimos para Cape Vidal, nosso primeiro ponto turistico dessa viagem.

Cape Vidal eh uma reserva que faz parte do St Lucia Wetlands Parks, que eh um Patrimonio Mundial, mais um para a colecao da Africa do Sul. Para entrar tem que pagar uma taxa, para nos que fomos visitantes por apenas 1 dia pagamos 40 rands pelo carro e 35 rands por pessoa, que deu um total de 180 rands (80 reais), saiu 45 rands por cabeca (12 reais). Em Cape Vidal tambem tem chales que voce pode alugar, mas nao sei quanto custa.
O parque eh bem grande, e tem areas de piquiniqui e churrasqueiras. Nao possui restaurante nem lanchonete, apenas uma vendinha com alguns salgadinhos, sorvetes, aguas, refris e alguns enlatados, para as pessoas que estao nos chales do parque.

Aqui eh um otimo lugar para ver tartarugas que vao ate as praias colocar seus ovos e tambem eh rota das baleias. Infelizmente nao vimos nenhum desses acontecimentos porque estamos fora de temporada, que eh entre agosto e janeiro. A praia eh de tombo, as ondas sao muito fortes e tem bastante vento, mas na parte da manha, quando a mare esta baixa, tem uma area onde as pedras impedem as ondas de passarem entao vira uma pequena piscina onde as pessoas fazem snorkeling. Aqui tambem eh conhecido por ser uma area de pesca, muitas pessoas pescam na praia mesmo, ou entao vao de barco mais para o fundo pescar.

Essa reserva possui alguns animais como Kudus, Crocodilos, Hipopotamos, Rinocerontes, Impalas, Zebras, Warthogs (pumba), passaros e muitas mas muitas aranhas! A gente estava no carro fazendo um mini game driving (safari) quando vimos uma aranha enorme na sua teia quase no topo da arvore, nos ficamos tirando foto quando um outro carro passou por nos e o homem que estava dirigindo disse que se entrassemos na ruazinha de terra iriamos ver centenas de aranhas, que mesmo essa aranha sendo enorme sua picada nao faz mal algum para o homem, mas eh fatal para sua presa, e que femea eh a aranha grande e o macho eh 100 vezes menor que a femea. Foi por isso que resolvemos entrar nessa rua que o cara tinha mostrado. Assim que entramos comecamos a ver uma aranha aqui outra ali, mas nada que fosse "centenas" como o cara havia dito, achamos que o cara tinha exagerado um pouco... engano nosso... de repente, a mata comecou a fechar um pouco mais e a cada metro apareciam mais e mais teias, aranhas enormes que faziam suas teias de uma arvore ate a outra por cima da estradinha de terra... eu morro de medo de insetos em geral, estava dentro do carro entao estava "tranquila", a Fran tem pavor de aranha mas enfrentou o medo e ficou tirando fotos e ate chegou mais perto algumas vezes.

A estrada das aranhas
  
 Nessa foto dah pra ver a aranha minuscula, esse eh o macho do lado da femea, quem sera que manda em casa?

 Saimos da estrada das aranhas, e continuamos a passear. Paramos em um lookout point, onde voce pode descer do carro e andar ate uma cabana para ficar vendo a paisagem. Nesse caminho entre carro-cabana, vimos novamente muitas aranhas, mas dessa vez nao tinhamos a protecao do carro, todos nos estamos bem arrepiados em ver esses insetos tao perto da gente, ai que aflicao... mas gracas a Deus nenhum deles veio para na nossa cabeca, soh de vez enquando um matinho raspava na nossa canela e era estimulo suficiente para dar um gritinho de susto... hahaha

Fio da teia da aranha, muito grossa e dourada.



Depois de tanta aventura com as aranhas, decidimos ir ate a praia. O sol estava forte, e as nuvens ainda nao estava aparecendo muito. Entramos na agua, que estava um pouco gelada mas para aquele calor estava refrescante demais, e a agua super cristalina.
Conhecendo a praia


Depois do nosso descanso fomos procurar algo pra comer, e foi ai que descobrimos que a vendinha nao tinha nada pra matar a nossa fome, nenhum sanduiche nem nada, entao comemos umas batatas chips e tomamos um sorvete. Resolvemos passear mais um pouco pelo parque, e entramos em algumas estradinhas, vimos o Mission Rocks, que eh uma praia com muitas pedras e varios caranguejos e siris, e tentamos ver o por-do-sol mas o tempo comecou a fechar e comecou a garoar e decidimos tomar nosso rumo de casa.

Rhino sem um dos chifres
 Kudus
 
 Acho que eh melhor nao arriscar um mergulho
 O Bufalo que encarou a gente e ficou bem insatisfeito com a nossa presenca.
 
 
 Mission Rocks
 Caranguejo nas pedras
 
 Fran querendo achar mais caranguejos nas pedras
 O por do sol coberto pelas nuvens


Voltamos pra casa cansados e com fome, conseguimos passar no Spar da cidade (que fecha as 19:00h) e compramos comida para o cafe da manha pelo menos. Fomos jantar em um restaurante chamado Reef & Dune, fomos muito bem atendidos, cerveja chegou gelada e a comida estava muito gostosa. Nao tinha nada de especial, cardapio normal sul-africano com fille mignon, frango, peixe do dia, chicken livers (figado de galinha), pizza e por ai vai, mas estava bem sabaroso.
Quando estavamos voltando para o nosso chale encontramos novamente um amigo nosso, o hippo comendo grama do lado da rua, em frente ao nosso lodge, estava mto escuro por isso a foto nao saiu mto boa. Fechamos mais um dia com chave de ouro!

Thursday, March 22, 2012

Santa Lucia primeira noite

Depois da nossa ultima viagem pela Garden Route e Cape Town ha um ano atras, eu, Bruno, Fran e Laranja aproveitamos o feriado de quarta dia 21/03 para irmos a uma praia inedita para nos, chamada Santa Lucia.

Santa Lucia eh uma cidade praiana que fica na provincia de Kwazulu-Natal a aproximadamente 800km de Johannesburg, como nao tinhamos muitos dias para descansar resolvemos ir de aviao ate Richards Bay, e la alugamos um carro na Budget e dirigimos ate Santa Lucia que sao aproximadamente 85km de distancia.

Santa Lucia eh uma cidade que fica entre o Lago Santa Lucia e a praia, o lago escoa para o mar e por isso a cidade eh uma pequena ilha. O lago Sta Lucia possui a maior concentracao de hipopotamos que existe, e inclui tambem muito crocodilos e outras especies como antilopes, zebras e muito passaros. Essa area chama-se Wetlands, que siginifica pantano em portugues, por isso os hippos adoram ficar por aqui.

Saimos do trabalho as 15:30h e fomos para o aeroporto, pegamos o voo das 18h e chegamos em Richards Bay as 19:20h, o voo foi bem tranquilo, mesmo indo com um aviao Turbo-Helice.

 A estrada entre as duas cidades eh bem tranquila, fomos num tiro soh, com GPS eh claro, mas havia algumas placas indicando Sta Lucia tambem. Chegamos no Lodge eram umas 21:30h, pegamos a chave com o seguranca e entramos no nosso chale. Depois de nos ajeitarmos fomos ver como era a piscina e demos de cara com um hipopotamo comendo a grama que ficava perto do parquinho do lodge, estava ja mto escuro e nao conseguimos tirar nenhuma foto boa, e o hippo resolveu voltar para o lago.


Como chegamos a noite, nossa primeira noite foi marcada pelo hippo no jardim do lodge e depois pelo jantarzinho basico, miojo sabor galinha pra todos!

O Sunset Lodge eh muito legal, tudo muito bem arrumado, self-catering (tem uma cozinha onde vc prepara sua propria refeicao), e todos os dias a tarde uma empregada passava por la, lavava a louca, arrumava as camas e dava uma limpada geral. Tinha ar condicionado que foi mto bem usado ja que os dias estavam sempre entre 27 e 30 graus. O valor nao era dos mais baratos nem dos mais caros, valeu mto a pena foram 950 rands por noite pelo chale para 4 pessoas (mais ou menos 230 reais), a piscina era muito gostosa, tinha uma area pra fazer churrasco e uma vista para o rio muito legal, que dava pra ver um por-do-sol lindo. (Para ir no site do Sunset Lodge basta clicar aqui).

Cozinha/sala e 2 quartos

Do lado de fora do chale, esse caminho dava na piscina e no lago

 Vista da piscina para o lago


Passamos uma noite agradavel e no dia seguinte fomos para o Cape Vidal, que sera assunto para do proximo post.

Friday, March 9, 2012

KONY 2012


Recentemente eu li um livro jornalistico muito legal de um Polones chamado Ryszard Kapuściński, o livro se chama The Cobra's Heart, que fala sobre uma das viagens dele pela Africa, e no livro em um dos capitulos ele comenta sobre o problema de criancas que sao raptadas por guerrilheiros em Uganda e sao obrigados a matar os proprios pais e continuar a vida na guerrilha, e fala sobre um garoto que foi sequestrado e se tornou um dos mais temidos generais da epoca. Esses relatos de Kapuściński foram feitos nos anos 60 e 70, e por incrivel que pareca esta atual!

Por coincidencia, ou nao, esses dias um amigo meu postou um video no facebook e marcou meu nome nele. O video tem 30 minutos de duracao, que para a internet sul-africana acaba sendo um pouco demorado para conseguir assistir, mas finalmente eu vi inteiro.

O video na verdade eh um documentario que fala sobre um grupo de guerrilheiros chamado LRA que rapta criancas em Uganda para servir militarmente para eles, entre outras coisas piores. Para tentar parar com esse abuso Jason Russel, um dos criadores dessa campanha, esta tentando mostrar para o mundo quem eh Joseph Kony, o general por tras de tudo isso. Kony esta em primeiro lugar na lista de criminosos mais procurados no mundo, mas como ninguem o conhece encontra-lo se torna mais dificil, por isso KONY 2012 eh uma camapanha para que todos tomem conhecimento do que acontece em Uganda e saber quem eh Kony.
Campanha KONY 2012


Assistam o video, entendam o caso, se puderem ajudem ao menos a espalhar essa camapnha por todos os lugares. O documentario tem uma edicao espetacular e facil de entender.


Para ir ao video do youtube oficial basta clicar KONY 2012 - ORIGINAL
Ele possui algumas legendas em ingles e para quem tem ingles intermediario eh facil de acompanhar.

Para quem nao entende ingles, existe um video que foi postado no youtube com legenda em portugues, para todos conseguirem entender tudo o que esta acontecendo, KONY 2012 - Legendado

Ajudem a espalhar STOP KONY - 2012!

Livro de Kapuściński: The Cobra's Heart