Thursday, July 22, 2010

Birthday of the Late King Sobhuza

Hoje o dia em Swaziland amanheceu lindo depois de uma garoazinha ontem à noite, que veio bem a calhar porque não via nem garoa desde abril.
Aqui é feriado nacional hoje, Aniversário de Sobhuza II, o pai do rei atual Mswati III. O antigo rei, Sobhuza II, nasceu em 1899 e se tornou rei com poucos meses de vida, sua mãe foi regente até 1921 quando ele já tinha 22 anos. Ele esta entre os 3 reis no mundo que mais tempo governou um país, seu reinado durou 82 anos e 9 meses. O rei teve 70 mulheres e 210 filhos registrados. Na época que ele morreu ele tinha 1000 netos! Morreu em 1982 e foi sucedido pelo atual rei Mswati III, depois de um periodo de 22 anos regência das rainhas Dzeliwe e Ntombi. E eu achava que o rei atual que tem 14 mulheres e 23 filhos já era muito, o antigo rei detonou!

Sendo feriado, não tem gente nem carros nas ruas, não tem buzinas chatas, nada está aberto, ninguém está trabalhando tirando eu e alguns colegas de trabalho.

O hotel esvaziou hoje, a comunidade chinesa que invadiu o hotel durante essa semana foi embora pela manhã. Eu também estou indo pra casa amanhã no primeiro vôo. Aqui não é ruim, a comida fast-food é a mesma que na África do Sul o supermercado é bom também, mas nada melhor que estar em casa, domir na sua cama e poder comer um arroz com feijão bem brasileiro. Nossa to até salivando... acho que vou comer agora meu sanduíche de presunto e queijo e daqui a pouco voltar pro hotel, arrumar a mala, asssitir algum filme e esperar até amanhã às 6 da manhã para ir ao aeroporto.
Vou terminar esse post com algumas fotinhos da cidade com o céu azul.


Esse é o Banco Central de Swaziland
Prédio onde eu fico trabalhando, nao é o prédio oficial do cliente, é só onde ficam os equipamentos de telefonia celular

Salinha onde a gente fica trabalhando

Wednesday, July 21, 2010

Swaziland

Pela segunda vez sai da África do Sul para ir em outro país africano. Estou em Swaziland, país bem pequeno que faz fronteira com África do Sul e Moçambique. The Kingdom of Swaziland, parece até nome de parque de diversão, é um pais monarquico, o rei His Majesty King Mswati III (Sua Majestade o Rei Mswati III), em todo lugar ele é chamado dessa maneira, possui 14 mulheres e tem 23 filhos! Outra coisa de interessante é que em todo local público sempre tem uma foto do rei e uma foto da mãe dele na parede. E ele se veste como está na foto, com um pano amarrado no corpo e essa "coroa" na cabeça. Eu vi um cara andando na rua com a mesma vestimenta, me disseram que as pessoas que se vestem assim fazem parte da família real.

Localização de Swaziland, fica praticamente dentro da África do sul e também faz fronteira com Moçambique

Aqui a moeda é Emalangeni e tem o mesmo valor que o rand, e eles aceitam o rand em qualuqer lugar que você vai, e o troco pode vir em rand mesmo ou, na maioria das vezes, em Emalangeni. Detalhe que em todas as notas e moedas tem o rei desenhado nelas. Eu fiquei pensando, será que quando o rei morre eles fazem outras moedas e notas para o proximo rei? Ou eles são tão parecidos que nem precisa trocar a foto?
20 Emalangeni As Moedas com o rosto do Rei. As de 20 e 5 centavos são as minhas preferidas porque são onduladas...

Já fui algumas vezes andando num shopping que tem aqui do lado do cliente. Raramente ando à pé, mas as vezes que fui até lá eu estava sempre acompanhada, mas dizem que aqui nao tem muita violencia comparada com a África do Sul, então menos ainda com São Paulo. No caminho a gente passa por um estacionamento de táxis, nossa que confusão, ruas cheias de sugeiras, um monte de van parada pra pegar passageiro, algumas etacionadas com motoristas descansando ou almoçando, e outras estavam saindo já lotadas de gente dentro, sem contar que era buzinha pra tudo quanto é lado, porque quando uma van passa ela buzina pra chamar a atenção do passageiro pra ver se ele quer usar aquele táxi ou não. E eu percebi que essa buzinas parecem com os cachorros durante a noite, quando um começa a latir os outros continuam e não param, aqui é a mesma coisa, quando um começa a buzinar, haja buzina, acho que é por isso que eles gostam tanto da vuvuzela, já estão acotumados com esse barulho. Bom, além das "vuvuzelas" várias barracas de frutas e verduras, gente que vende sapatos velhos, gente que corta o cabelo na rua mesmo, gente pedindo esmola e gente andando pra cima e pra baixo, uma loucura! Teve uma hora que eu me senti no mercado da Lapa, em São Paulo, só que mais confuso, barulhento e com gente falando num dialeto africano.No shopping tem várias lojas e fast food que tem na África do Sul e tem o supermercado Pick'n Pay que é bom também. Aqui o legal é que esse supermercado vende cerveja! Primeiro deixa eu me explicar, aqui na África do Sul os mercados não vendem bebida alcóolica além de vinho, sempre tem uma loja que é especializada nisso e vende cerveja, destilados e vinho também. Então fiquei besta quando vi cerveja sendo vendida dentro do Pick'n Pay, me fez sentir dentro de algum mercadinho de São Paulo.

Mbabane, a capital, é uma cidade pequena, o que atrai as pessoas pra cá são os safaris e passeios mais de aventura, então o centro não é grande. A primeira vez que vim pra cá fiquei um pouco perdida lógico, estava com mais algumas pessoas do meu trabalho e eles já sabiam dirigir por aqui, então eu só ficava sentada no banco de trás tentando prestar atenção nos lugares. Ainda bem que fiz isso porque nessa segunda viagem eu esqueci meu GPS em casa! Quando fui pegar o carro da Avis um cara que trabalha lá me explicou como fazia pra chegar até Mbabane, porque na verdade o aeroporto fica em Matsapha à uns 30km de Mbabane, mas é tranquilo de chegar, e quando cheguei em Mbabane consegui ir até o cliente sem me perder porque você olha pra cidade e já ve os préedios que tem e não se perde, mesmo porque depois dos prédios acabou a cidade... rs

Eu estou num hotel muito simpático chamado Mountain Inn. A primeira vez que fui, fiquei no quarto 4 com vista pras montanhas, muito legal, o quarto tinha 2 camas de solteiro e um banheiro. Dessa vez me deram o quarto 25, fica virado pra piscina, não tem nenhuma vista extraordinária, é menor mas tem uma cama de casal muito boa. O único problema é o barulho durante a noite, a porta que dá acesso ao quarto é de vidro e ela é dificil de fechar, então tem que bater mesmo, e como um quarto é colado com o outro não tem jeito, cada pessoa que fecha sua porta é mais um barulho, fora abrir e fechar porta do banheiro, do guarda-roupa... mas no final das contas depois que eu dormi não escutei mais nada!
Vista do quarto 4

A primeira vez que vim foi na semana antes da copa, por isso ainda não tinha escrito sobre Swaziland, na verdade eu só conseguia pensar na copa! Agora ficou mais fácil. Eu terei muitas viagens para este país porque a gente tem vários projetos com esse cliente, então poderei conhecer cada vez mais Swaziland e ter mais coisa pra contar.
Aeroporto Matsapha - Swaziland
Centro de Mbabane
Centro de Mbabane

Tuesday, July 13, 2010

Finalizando a copa do mundo

Pois é, a Copa do Mundo de 2010 acabou e durante esses 37 dias tivemos muitas coisas curiosas e interessantes por aqui: o despertar das vuvuzelas, o pé frio do Mick Jagger, o polvo Paul que acertou 8 das 8 previsões que fez, a Jabulani e suas manobras radicais. Mas o que vai deixar saudade foram os momentos pré-jogos quando encontrávamos todos os brasileiros e fazíamos aquela festa antes de entrar no estádio, no ônibus ou no trem. Essa é a galera que quando se encontrava fazia aquela zona! Vamos falar um pouco de cada grupo:

Primeiro chegaram o Zé Colmeia e o Betinho, super gente boa! Ficaram em casa durante uma semana e depois foram para os motorhomes, nos trouxeram uma cachaça insana que deveria ter sido aberta para comemorar o hexacampeonato... mas será usada em outra ocasião, certeza. Depois de uma semana o resto da galera do motorhome chegou, Samuca, Thiagão, Birigui, Fabião, Paulinho, Peter e Gui, todos muito legais e engraçados, sem eles as nossas causações não seriam as mesmas. Obrigada por virem e detonarem em todos os jogos!
O Xúnior e a Julie foram os nossos próximos hóspedes, ficaram uns dias em casa, foram visitar Cape Town, voltaram noivos de lá e causaram junto com a gente sempre! Esse casal é demais, os dois fizeram amizade com os seguranças do comdomínio e deram camisas do Brasil pra eles, imagina se os caras não amaram eles também! Além de tudo trouxeram pra gente goiabada cascão, farofa, mistura pra fazer pão de queijo, polvilho azedo, BIS, Sonho de Valsa... hummmmmm tudo de bom, OBRIGADA!!!
Quem chegou em seguida foi o Salgado, o cara mais sortudo que já vi! Veio com 2 tickets e foi em 7 jogos da copa! Como pode isso?? Contatos... o cara é demais! Sem contar que a gente dava muita risada com ele, mesmo ele roncando toda noite "nonstop"... hahaha... brincadeira Salgado, tinha gente que roncava junto com você! E lógico, como um bom brasileiro, trouxe milhões de faforas pra gente e Neosaldina para minha salvação! OBRIGADA!!!

Depois veio um cara de última hora que a gente não conhecia, amigo do Xúnior, ele ficou em casa também e se tornou um amigão nosso, o famoso Thiago! Mas ninguém conhece ele por esse nome, acho que nem ele olha se alguém chama ele assim, então podem chamá-lo de Mad, Sonic ou como a gente preferia Ajeitadinho ou Arrumadinho. Esse é o cara mais atrapalhado, engraçado e divertido que eu já conheci! Era ele que disputava com o Salgado quem roncava mais durante a noite. Demos muitas risadas juntos e ele vai fazer falta aqui. Também nos trouxe um monte de coisas farofa, arroz Camil, feijoada pronta... tudo de bom! Obrigada por ter vindo!
Sem falar nos brasileiros que moram aqui: Fran, Laranja, Henrique, Rafael e Capel. Essa galera detonava em todos os jogos também. O Rafa voltou pro Brasil definitivamente depois de ter morado 1 ano e meio aqui na África, já estamos com saudade, e o Henrique tá voltando para se formar e se tudo der certo ele volta pra cá ano que vem, estamos torcendo por isso! A Fran e o Laranja são o nosso casal preferido e o Capel o estagiário que vai ficar mais 6 meses causando na África.
Fim do ano estaremos todos no Brasil para férias e precisamos reunir toda essa galera pra podermos relembrar dos bons momentos e cantarmos todas as músicas da copa! Obrigado a todos por terem vindo, aí vão algumas as fotos da galera na copa.

Monday, July 5, 2010

Triste Fim

No último jogo do Brasil na copa do mundo estávamos lá torcendo por ele mais uma vez, a derrota ninguém esperava mas isso é futebol.
Na quinta-feira depois do almoço fomos para o aeroporto para irmos a East London, quando chegamos lá alugamos um carro e dirigimos 380km até Jeffreys Bay. Chegamos eram 22:00h e estávamos bem cansados porque tínhamos acordado cedo pra ir trabalhar, então jantamos e fomos descansar pois no dia seguinte tínhamos jogão de bola pra ver. Na sexta eu e o Bruno acordamos 6 da matina pra irmos ver o nascer do sol na praia, que lugar lindoooo! Jeffreys realmente é um lugar paradisíaco. A gente não conseguiu relaxar muito pois sabíamos que o Brasil teria um adversário muito forte pela frente. Depois de tomar café da manhã, nos arrumamos para irmos ao estádio. Pegamos o carro e fomos para Port Elizabeth, mais 80km de viagem. Conseguimos estacionar num lugar bem perto do estádio e no caminho paramos em um bar para nos reunirmos e refrescar os pensamentos com uma cervejinha. Conhecemos dois brasileiros muito gente boa que estavam lá também nervosos e apreensivos como nós. Fomos em direção ao estádio, que é bem bonito por sinal, e encontramos os nossos amigos do trailer e ficamos cantando músicas e pulando como sempre, até os holândeses entraram na dança, estava tudo ainda muito bom.
Fomos nos sentar, estávamos atrás do gol onde o goleiro da Holanda ficou no primeiro tempo. O estádio estava vazio comparado aos outros jogos que tinha ido. Os jogadores entraram em campo, e na hora do Hino eu me emocionei, estava muito ansiosa por esse jogo e ouvir todo mundo cantando junto foi de arrepiar. O jogo começou e logo aos 8 minutos do primeiro tempo Robinho fez um gol que foi anulado porque estava impedido, mas 2 minutos depois ele recebeu um passe lindo de Felipe Melo e marcou o gol do Brasil, nós vibramos como nunca!! Tinha um senhor brasileiro que estava na nossa frente que vibrou com a gente com lágrimas nos olhos. O Brasil jogou bem o primeiro tempo, mas no segundo perdeu um pouco o rumo quando a bola entrou no gol do Brasil num passe da Holanda aos 8 minutos. Ainda tínhamos muita esperança, mas a Holanda estava gostando do jogo e aos 23 minutos marcou mais um gol. 5 minutos depois Felipe Melo foi expulso e o Brasil se perdeu no campo, ainda tivemos várias chances de gol, mas tem horas que a bola não quer entrar. O Brasil foi pra cima da Holanda com garra mas não era o nosso dia infelizmente. Todos ainda tinham esperança, mas quando o juíz apitou para o centro percebemos que tínhamos sido eliminados da copa. Eu nunca me senti assim com jogo de futebol, uma coisa é ver o Brasil perder pela televisão, outra é ter ido a todos os jogos da copa, ver que o Brasil jogou bem, mas infelizmente não foi dessa vez. As lágrimas vieram nos olhos de todos os brasileiros que estavama ali sentados olhando para um ponto fixo, um vazio toma conta do coração, você fica desolado, sem rumo. Nessa hora o Bruno disse: " É por isso que ganhar a copa é tão bom, porque perder é horrível" e ele tem toda razão. Ficamos ali mais um tempo sentados e olhando para o campo onde os jogadores já estavam se retirando do gramado. Começamos a nos movimentar para voltarmos para Jeffreys. O resto da noite foi como se estivéssemos em modo de piloto automático, voltamos para o carro, dirigimos mais 80km ate Jeffreys e lá fomos jantar porque ainda não tinhamos nem almoçado, só comemos um pão com salsicha no estádio antes do jogo. No dia seguinte bem cedo pegamos o carro para irmos até George town, 300km de Jeffreys, para pegamos o vôo até Johannesburg.
Todos nós estávamos tristes, hora comentávamos sobre o jogo, hora ficavamos pensando cada um na sua. Chegamos em Joburg eram 14:00h no sábado, e fomos pra casa fazer aquela lasanha insana do Jamie Oliver. Foi o último dia do Salgado na África do Sul, e o Rafa estava voltando pro Brasil também depois de ter morado 1 ano e meio aqui. Enquanto preparávamos a lasanha assistíamos ao jogo da Argentina contra Alemanha, e assim descobrimos que a copa do mundo não tinha acabado só pra gente, que os favoritos para essa copa tinham sido massacrados pelos alemães de 4 a 0, isso deixou a gente um pouco mais alegre, e depois de comermos a lasanha ficamos mais contentes ainda.
Antes que eu me esqueça, o meu amigo holândes não tirou nenhum sarro de mim, ele disse que estava muito feliz mas triste por mim também. Aliás nenhum holândes veio querer tirar proveito da situação, por isso eu torço para a Holanda ser campeã dessa copa do mundo.
Nesse fim de semana eu aprendi o que é realmente torcer para o Brasil, e que ganhar ou perder faz parte do jogo. Só perde quem joga. Nós jogamos, suamos e honramos a camisa do Brasil. Tenho certeza que muitos brasileiros devem estar massacrando os jogadores e a comissão técnica, mas esses não entendem o que é estar no campo e ficar de cara com a derrota. O Salgado disse: "Continuo com o mesmo orgulho de ser brasileiro, honrei na torcida e os jogadores honraram em campo. Futebol é assim, tem que saber ganhar e saber perder, de cabeça erguida." Concordo plenamente. Agora é bola pra frente e continuar torcendo para o Brasil sempre!

"Vamos jogar com raça e com coraçããããão, Copa do mundo, ser campeããããão
Olha meu amigo como é que ééééééé, melhor do mundo, é rei Peléééééééé
Deus é brasileiro e eu também sooooou, com muito orgulho, com muito amooooor
Verde e amarelo no coraçããããão, uma só voz, um só pulmãããããão"