Wednesday, June 30, 2010

Desabafo...

Hoje não tivemos jogo pra ir, também não tem jogo nenhum passando na tv, assim conseguiremos descansar um pouco, mas não por muito tempo. Os jogos das Quartas começam sexta-feira com o Brasil jogando contra a Holanda. Ontem tentei comprar 2 ingressos pra final mas o cara estava querendo 9.000 rands (2.250 reais) por ingresso, acabei não comprando, mas durante esse período de negociação do ticket um nervosismo apareceu, um frio da barriga se alojou e agora a pressão da Copa bateu! Caramba, o Brasil precisa ganhar apenas 3 jogos para ser campeão! Tenho um amigo Holandês que está confiante no seu time mas também está com medo de enfrentar o Brasil, eu sinto a mesma coisa. Nós já jogamos 2 vezes contra a Holanda em copas do mundo e ganhamos as 2 (1994 e 1998), mas com a Holanda não se pode brincar, os caras estão vindo com tudo e fora que eles devem estar com essas derrotas entaladas na garganta.
Muitos "E se" já passaram na minha cabeça: "E se o Brasil ganhar da Holanda...", "E se o Brasil perder e cair fora...", "E se o Brasil perder pra Argentina na final..", "E se o Brasil perder na semi-final...", "E se o Brasil for pra final...", mas o que me deixa com mais frio na barriga e ansiosa é o "E se o Brasil for pra final contra a Argentina e for para os pênaltis e ganhar..." pra todos esses "e se" nada melhor que a famosa frase de Galvão: "Haja Coração, Amigo!" E haja fôlego pra gritar e comemorar também!
Amanhã nós partimos para East London de avião, alugaremos um carro e iremos dirigir uns 360km até Jeffreys Bay onde vamos dormir a noite, e na sexta iremos andar mais 80km até Port Elizabeth para vermos o jogo do Brasil! E só de pensar no jogo o frio na barriga volta a atacar!
Boa sorte para todos os brasileiros que devem estar com o mesmo sentimento. E "Vamos Brasil!" que essa copa é nossa!!!!!!!

Tuesday, June 29, 2010

Brasil 3 x 0 Chile - Ellis Park - 27/06/2010

Segunda-feira melhor que essa impossível, jogo de copa do mundo das oitavas de final, Brasil x Chile. Haja coração amigo!
O nosso dia começou indo atrás de um ingresso pra mim, porque o Salgado tinha um ingresso sobrando e faltava um pra eu e o Bruno podermos ir sem problemas. O Bruno levou um amigo nosso pra recolher os tickets dele na parte da manhã e lá tinha um brasileiro bem cambista vendendo tickets pro jogo do Brasil. Então o nosso problema de ingresso foi resolvido e à tarde foi só esperar a hora passar no trabalho pra podermos ir no jogo. Mas como essas horas demoram pra passar, deveria ser feriado em dias de jogos porque a gente não consegue pensar em outra coisa a não ser copa do mundo. Às 17:00h nos encontramos com toda a galera e fomos todos de motorhome (trailer) para o jogo, 2 motorhomes com 10 pessoas dentro de um e 9 em outro. Chegamos no estacionamento e pegamos o ônibus para o Ellis Park, e a cantoria começou com direito a pulos bem altos no meio do ônibus.Chegamos no estádio cantando super animados mas dava pra ver no rosto de cada um o nervosismo pré-jogo. Fomos para os lugares e conseguimos 2 lugares atrás da gente pro Bruno e pro Laranja, então pudemos ver todos juntos o jogo.
Nós ficamos atrás do gol onde o goleiro do Chile estava no primeiro tempo. O jogo começou com o Chile indo mais pra cima do Brasil. Na metade do primeiro tempo a torcida chilena estava cantando com um entusiasmo maior que a torcida brasileira, mas essa animação toda acabou aos 34 minutos quando Juan marcou um gol de cabeça que levou a torcida à loucura no estádio, a gente gritou absurdamente, o pessoal que estava do nosso lado ficava olhando pra gente com uma cara de "nossa queria muito ser brasileiro". Mal tivemos tempo de nos recuperarmos da emoção do gol do Juan quando Luis Fabiano veio driblando o goleiro para fazer o segundo gol do Brasil, e lá vamos nós de novo com o: "GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLL!!!!!" ate ficarmos roucos. E então veio o famoso "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!" não sei se na tv deu pra escutar, mas a galera cantando ultrapassou o som das malditas vuvuzelas.Depois de tanta emoção, o segundo tempo veio com o time do Brasil mandando no jogo. Os chilenos já estavam quietos e os brasileiros fazendo barulho com seus tambores e gritos. Aos 14 minutos o Robinho desencatou e fez seu primeiro gol na copa do mundo e foi ai que nossa voz acabou de vez. Fim de jogo Brasil 3 x 0 Chile.
Depois de gritarmos e cantarmos muito chegou a hora de voltar pra casa. Nos encontramos no local marcado com o resto da galera e seguimos para os motorhomes para depois pegar nosso carro e ir pra casa.
Próximo jogo: Brasil x Holanda - Port Elizabeth dia 02 de Julho! Estaremos lá! Vamos Brasil!!!


Essa é a nossa galera brasileira. Mas onde tem basileiro tirando foto sempre aparecem uns penetras, nessa foto da pra ver quem são os individuos, 5 coreanos que se enfiaram na foto e com vuvuzelas ainda!
Dessa vez até as sul-africanas entraram na brincadeira:

Argentina 3 x 1 México - Soccer City

No domingo entramos na fase dos jogos das oitavas! Agora é ou vai ou racha! No jogo do dia 27 quem rachou foi o México, e estávamos lá vendo os argentinos comemorarem a classificação para as quartas.
No domingo chegamos de Durban por volta das 15:00h e ficamos em casa assistindo o jogo da Alemanha x Inglaterra pela TV, enquanto o Bruno acertava nossas passagens para Port Elizabeth, onde o classificado de Brasil x Chile vai jogar na sexta que vem. Okok estamos bem otimistas!
Depois da lavada da Alemanha em cima da Inglaterra de 4 x 1, fomos novamente para o estacionamento do West Gate e de lá pegamos o ônibus até o Soccer City. A gente chegou faltavam uns 40 minutos pro jogo, foi o tempo de comprar um hot-dog e irmos para os nossos lugares. Ficamos bem atrás do gol onde goleiro do México ficou no primeiro tempo, logo conseguimos ver o gol do Carlitos bem de perto. Aliás esse gol foi o maior bafafa, porque a FIFA não passa o replay de alguma jogada que seja duvidosa no telão do estádio, e alguém fez a burrada de deixar o replay do gol com "tira-teima" e tudo passar no telão, o bandeirinha viu o replay e percebeu a burrrada que ele fez e ficou na dúvida se levantava ou não a bandeirinha pra tentar desfazer o erro que tinha cometido, e foi aí que a galera se amontuou! Pra gente foi engraçado, mas os mexicanos não acharam graça nenhuma no "roubo". O jogo foi emocionante, a torcida argentina sabe torcer sem vuvuzelas e ficam cantando algumas músicas legais, fora que quando os jogadores entraram no campo para o hino nacional, a torcida jogava rolo de papel higiênico e parecia cerpentina, muito legal! Fim do jogo Argentina 3 x 1 México.
Voltamos para o estacionamento sem muito problema e de lá para casa. Segunda é dia de jogo do Brasil x Chile, estaremos lá, ainda não tenho o ingresso pra esse jogo mas daremos um jeito!
Bruno de tchicano corinthiano
Tava bem frio...
Quem sabe um dia...
Chuva de Papel higiênico

"Mil gols, mil gols, mil gols, mil gols, mil gols! Só Pelé, só Pelé! Chupa Maradona ôô!"

Monday, June 28, 2010

Brasil 0 x 0 Portugal - Estádio de Durban - 25/06/2010

Jogo do Brasil contra Portugal em Durban, estávamos todos lá aproveitando o calor dessa praia que parece o Guarujá! Saímos de Joburg às 17:00h na quinta-feira e fomos mais uma vez até Durban, 600km de estrada. A viagem foi ótima, chegamos no nosso "albergue" por volta das 00:30h. Depois de todos inflarmos os nossos colchoõs conseguimos deitar e dormir. Assim que acordamos já fomos para a praia pois precisávamos arranjar um ingresso pro Salgado, que tinha conversado com um indiano que queria vender o ingresso pro jogo. O Bruno e o Salgado foram atrás do ingresso enquanto o resto da galera foi no Joe Cool's tomar um "café da manhã", hamburguer mais batata frita às 11:00h da manhã. Quando o Bruno e o Salgado encontraram o indiano, que segundo eles o cara tinha todo os dentes de baixo folhados a ouro, corrente no pescoço e anéis de ouro em todos os dedos incluindo um anel em formato de $, mas o infeliz só queria vender 4 ingressos e não apenas um. Enquanto isso no Joe Cool's, estavámos sentados e me deu uns 5 minutos e comecei a perguntar pros brasileiros que passavam se eles tinham ingresso sobrando, foi quando um português apareceu com um ingresso pra vender! Na hora ligamos pro Bruno e avisamos sobre o ingresso. Compramos o ingresso do português e então pudemos ficar mais tranquilos já que tínhamos o ingresso na mão. Mas depois de toda essa correria o amigo do Salgado ligou pra ele e disse "tenho um ingresso, de graça, pra você pro jogo de hoje!". No final das contas todos fomos ao jogo e o Salgado ainda recuperou o dinheiro que ele tinha gasto no ingresso.
No caminho pro estádio, fomos jogando futebol, e a multidão que andava junto também participava do "futebas" dando um toque aqui, um tentiva de drible ali e assim todos iam sendo incluidos no jogo. Ainda passamos por um pessoal que estavam dançando para ganhar uns trocados e os nossos brasileiros pararam para dançar junto com eles, hilário!
Chegando no estádio cada um foi para o seu lugar porque o jogo estava para começar. A gente acabou indo sentar com outros brasileiros amigos nossos para poder fazer um batuque na hora do jogo, mas os organizadores da FIFA não deixam ninguém ficar de pé por muito tempo durante o jogo, então na hora que a gente levantava vinha um segurança dizendo para sentarmos. Um cara que estava perto da gente tocando tambor se recusou a sentar e foi levado pelos seguranças, fiquei sabendo depois que ele foi preso até o fim do jogo, daí liberaram ele.O jogo acabou Brasil 0 x 0 Portugal, não foi nada de emocionante mas a gente se divertiu muito.Depois do jogo fomos tentar arranjar um lugar pra comer e assitir o jogo da Espanha x Chile pela TV, óbvio que todos os restaurantes e bares estavam super lotados e com filas de espera enormes, então paramos em uma pizzaria fast food, e comemos por ali mesmo. De lá fomos direto pra cama.
No dia seguinte, ainda ficamos em Durban, curtindo um pouco a praia, seus 26°C, o calor, o mar e a cerveja gelada com aperitivos. Voltamos de Durban no domingo pela manhã pois tínhamos o jogo da Argentina x Mexico, imperdível. Mas esse jogo fica para o próximo post.

A casa que a gente ficou em Durban


Salgado, Laranja, Fran, eu, Henrique, Bruno e Rafa
Provavelmente dia 28, segunda-feira, vamos aparecer no CQC



Henrique demonstrando como passar pelas catracas




Thursday, June 24, 2010

Alemanha 1 x 0 Gana - Soccer City

Ontem fomos ao Soccer City assitir Alemanha x Gana. Pegamos um pouco de trânsito para chegar até o estacionamento. Uma coisa de estranho aconteceu ao entrarmos no estacionamento, eles estavam combrando 100 rands para estacionar, o que antes era de graça! O Bruno entrou e estacionou sem pagar nada porque os caras não perceberam que ele entrou, mas o Laranja não teve a mesma sorte, os caras pediram pra ele pagar, ele só pagou porque os caras já tinham visto o carro dele e se ele não pagasse provavelmente ele iria ter uma surpresa nada agradável quando voltasse do jogo. A gente acha que a FIFA não está sabendo do que está acontecendo porque eles não avisaram nada, não tem nada falando no site ou coisa parecida. Enfim, depois desse momento de stress, entramos no ônibus e fomos em direção ao estádio. Nós chegamos na porta do estádio e já fomos para os nossos lugares porque faltavam 30 minutos pro jogo começar. A gente ficou num lugar muito legal, na lateral do campo mais próximo da linha de fundo onde o goleiro da Gana ficou no primeiro tempo. O jogo não foi extraordinário, as melhores partes foram o Henrique e o Bruno comentando sobre o zagueiro da Alemanha que parecia o Drago (adversário Russo do Rocky Balboa em Rocky IV).


O frio começou a aparecer mas nós tínhamos cobertor e estávamos todos agasalhados então foi mais tranquilo.
O jogo acabou em Alemanha 1 x 0 Gana. A Alemnha se classificou para a próxima rodada, e Gana dependia do resultado do jogo que estava acontecendo ao mesmo tempo, então no telão apareceu o resultado do outro jogo Australia 2 x 1 Sérvia e com essa vitoria Gana se classificou para a proxima estapa e todos os torcedores de Gana vibraram.Saímos do estádio e fomos para o ponto de ônibus, que estava meio lotado, mas até que não demorou muito. Quando chegamos no estacionamento estava tudo certinho, sem nenhum arranhao no carro ou coisa parecida.Hoje nós partimos para Durban novamente, 600km de estrada nos esperam, o bom é que essa estrada é otima, bem pavimentada e sempre com pelo menos duas faixas de cada lado. Amanhã estaremos no jogo Brasil x Portugal, será muito bom e bem mais calor do que em Joburg.

Conseguem ver uma bandeira intrusa no meio das outras?

Torcedor de Gana fazendo uma mandinga. Não demorou muito pra ele ser retirado dali.

Esse video o Bruno fez para mostra um pouco o que acontece na hora do intervalo.

Wednesday, June 23, 2010

Reencontro com Professor Thoróh!

Nessa terça-feira fomos nos encontrar com o professor Thoróh, meu professor do Mackenzie que estava aqui na África do Sul divulgando um projeto sensacional que será implementado na copa do mundo do Brasil. Resumindo, o projeto é uma transmissão de Super High Definition em 3D, via fibra óptica, dos jogos da copa em um telão nas principais cidades do Brasil e do mundo! No estande, no centro de convenções, tem um telão que passa um filme em 3D da final do campeonato gaúcho, Grêmio x Internacional. É bem diferente a maneira como eles mostram o jogo porque parece que você esta vendo o jogo ao vivo no campo mesmo, é impressionante! Foi a primeira vez que um jogo foi filmado dessa maneira, e será a primeira vez que uma transmissão desse porte será transmitida para o mundo inteiro, ao vivo! É o Brasil fazendo história!
Centro de convenções de Sandton
Esse projeto está em exposição no centro de convenções de Sandton até final de julho, se alguém estiver por aqui e queira conhecer vale muito a pena. No salão que está a "Casa Brasil", nome dessa exposição, tem outros estandes para divulgar o Brasil para a África do Sul. Os estandes são das cidades brasileiras, de artistas como Tarsila do Amaral e Romero Britto, e tinha um bar com 3 geladeiras forradas de Brahma e Guaraná Antarctica! Eu e o Bruno não acreditamos! E o melhor: era de graça! Então depois de assistir ao filme Super High Definition 3D, fomos ao bar da Brahma tomar uma cervejinha (como a muito tempo não tomávamos) e terminar de assistir o jogo dos "Bafana, Bafana". Infelizmente a África do Sul não se classificou, mas foi bom enquanto durou.Depois do jogo fomos jantar com o prof. Thoróh e um grupo de pessoas do projeto. Antes de irmos para o restaurante, enquanto esperávamos todos terminarem de pegar suas coisas, o professor Thoróh nos apresentou um casal sensacional: Valéria Valença e Hans Donner! Super simpáticos e adoráveis. Conversamos um pouco com eles sobre morar na África e coisas do gênero, mas eles não foram jantar com a gente porque precisavam fazer as malas para voltar pro Brasil.Depois desse encontro fomos ao restaurante Tailândes e lá tivemos uma noite ótima com direito a vinho e conversa boa e engraçada.

Olha a felicidade de poder tomar uma Brahma!


Hoje teremos mais um dia corrido, vamos ao jogo da Alemanha x Gana, e amanhã iremos para Durban novamente para assistir o jogo do Brasil x Portugal!

Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre o projeto entre no site:
http://www.2014k.org/

Tuesday, June 22, 2010

Espanha 2 x 0 Honduras - Ellis Park

Mais um jogo para a nossa coleção, ontem fomos ao jogo da Espanha x Honduras no Ellis Park. Novamente estacionamos o nosso carro e fomos de ônibus até o estádio. Como não era jogo do Brasil resolvemos ir mais tarde, chegamos no estádio eram quase 19:30h. As pessoas estavam indo para os seus lugares, e nós fizemos o mesmo. Sentamos atrás do gol onde o goleiro da Espanha estava no primeiro tempo. O estádio estava lotado mais uma vez. O frio estava lá mas não foi tão intenso como no dia do Brasil x Coréia do Norte, que me resultou num resfriado que provavlemente só vai curar depois da copa do mundo. Ouvi dizer que desde 1994 não fazia tanto frio no inverno em johannesburg como agora. Que ótimo mês para a Copa, amigo!O jogo foi bom, nada de excepcional como no jogo de Portugal que goleou a Coréia do Norte com 7 gols. Dos dois gols da Espanha vimos o segundo bem de perto, e também vimos o jogador da Espanha bater o pênalti pra fora do gol.
Fim de jogo: Espanha 2 x 0 Honduras. Voltamos para o ponto de ônibus, que dessa vez nao estava tão lotado e foi bem mais tranquilo de voltar pro estacionamento, e de lá pra casa foi bem rapido e tranquilo também.
Uma coisa que eu reparei nos estádios é que as torcidas são animadas mas não tanto quanto a brasileira. Vi as torcidas da Holanda, do Japão, da Argentina, da Nigéria, da Coréia do Norte, de Honduras, da Costa do Marfim e da Espanha e a torcida brasileira é a que mais contagia com batuques e músicas. Se não fossem essas vuvuzelas conseguiríamos fazer um coro com todos os brasileiros do estádio e seria muito mais legal do que só essas vuvuzelas berrando no seu ouvido. Se fosse apenas na hora do gol ou pra "zicar" algum ataque, tudo bem, mas não precisa ficar o tempo inteiro com aquele barulho infernal. Mas é como o Bruno diz, "quem não sabe torcer toca vuvuzela!" Concordo plenamente!
Próximo jogo Alemanha x Gana no Ellis Park amanhã as 20:30h.



Monday, June 21, 2010

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim - Soccer Ciy

No domingo de manhã ainda estávamos em Durban, acordamos por volta das 8:00 e começamos a nos arrumar pra voltar para Joburg. Saímos as 9:00 e pegamos a estrada, mais 600km para chegarmos em casa. A viagem foi tranquila, paramos para almoçar no meio do caminho e chegamos em casa eram 14:30h. Fomos tomar banho e nos arrumar para irmos ao jogo do Brasil x Costa do Marfim, quando eu digo nos arrumar quero dizer colocar 3 calças, 5 blusas, luva, toca, cachecol e bandeira do Brasil amarrada nas costas! Ninguem quer mais passar frio no estádio. Primeiro passamos pra deixar um ticket com meu professor da faculdade Thoróh, e de lá fomos pegar o ticket do Salgado, que chegou em casa no sábado a tarde do Brasil, com o pessoal brasileiro que alugou um motorhome (trailer) para a copa do mundo. Chegamos lá e decidimos ir de motorhome com eles para o estádio, 13 pessoas dentro do motorhome, correção... 13 brasileiros no motorhome, conseguiu imaginar? Foi uma animação até chegarmos no estacionamento onde deixamos o "carro" e fomos de ônibus até o estádio. Dentro do ônibus fomos cantando e pulando até chegarmos ao estádio - Soccer City, estádio que cediara a final da copa do mundo de 2010, que estádio sensacional.

O lugar estava lotado, tinha brasileiro saindo pelo ladrão. Faltava ainda 1 hora e meia pro jogo quando tinhamos passado pela catraca, então resolvemos pegar uma cerveja e um pão com salsicha. Fomos em direção aos nossos acentos, e ficamos bem atrás do gol onde o Júlio Cesar estava no primeiro tempo. Antes de começar o jogo ficamos bem na beira da arquibancada gritando "Uh Júlio Cesar, uh Júlio Cesar", mas óbvio que com tanta vuvuzela não tinha como ele nos escutar. Quando ia começar o jogo os seguranças vieram e nos tiraram de onde estávamos porque não podíamos ficar no corredor, fomos então para os nossos lugares torcer para o Brasil.
Aos 25 minutos do primeiro tempo Luis Fabiano marcou um golaço pro Brasil! O mais legal foi que o pai do Bruno estava conversando com ele bem na hora do gol, e ele pode escutar do Brasil a galera gritando e vibrando com o gol. No segundo tempo o goleiro da Costa do Marfim estava na nossa frente, então no gol numero 2 do Luis Fabiano, aos 5 minutos, nós vimos bem de perto, não deu pra ver ele pegando a bola com o braço, mas gol é gol amigo, e a galera gritou mais uma vez para o Brasil. O Bruno resolveu ir até o pessoal que estava lá na frente, uma galera de indianos que estavam torcendo pro Brasil, e resolveu ensiná-los a cantar "leee, leleo, leleo leleo leleooo Brasil!" e eles aprenderam direitinho. No terceiro gol do Brasil aos 17 minutos, a gente foi a loucura de novo. Mais gritos e pulos no meio da torcida, e a gente resolveu descer onde o Bruno estava pra gritar com a galera, nós ficamos lá cantando "leleo" com nossos novos amigos e então veio o segurança de novo pra mandar a gente ir sentar. O pior é que o estádio estava lotaaaado, não dava pra sentar em lugar nenhum que não fosse o seu, tinham mais de 84 mil pessoas assitindo o jogo. Durante o jogo a gente só via os jogadores da costa do marfim dando várias entradas feias nos brasileiros, e a gente de longe não consegue ver direito, e no telão não passa o replay, então parecia que eles estavam machucando demais os nossos jogadores, e o juíz não fazia nada! No final do jogo a Costa do Marfim marcou seu gol mas isso não impediu a nossa celebração!Fim de jogo, fora do estádio tinham vários pontos onde a galera se reunia e ficavam tocando batuque. Muito legal.
Na volta para o estacionamento fomos pegar o ônibus novamente, e o ponto de ônibus estava lotado e sem nenhum ônibus, provavelmente eles já tinham saído pra levar uma galera e tinham que voltar pra pegar mais. A fila estava imensa, foi quando o Bruno descobriu que podíamos pegar o trem que sairia em 2 minutos e iria para o mesmo lugar. A galera de brasileiro que estava com a gente saiu correndo, atravessando a rua e entrando na estação, quando estávamos descendo as escadas, o Bruno chegou perto do trem e ele começou a fechar as portas e se movimentar, o Bruno desesperado começou a pedir pra abrir, pra deixar a gente entrar, quando ele tinha desistido o maquinista do trem resolveu parar e abrir as portas novamente pra todo mundo entrar. Foi a maior festa, entramos no trem e ficamos lá cantando todas as músicas possíveis e imagináveis. Todo mundo que já estava no trem estava adorando os brasileiros, a gente faz sucesso em qualquer lugar. O resto da viagem de motorhome pra pegar o nosso carro, e de carro até em casa foi tranquila. Estávamos exaustos e chegando em casa fomos direto pra cama.
Hoje tem jogo da Espanha x Honduras, espero que seja um jogo bom, porque o dia de ontem foi sensacional!

Nossos hóspedes - Salgado, Xúnior e Julie. O Henrique já é de casa.
Detalhe do Cara da Costa do Marfim aparecendo no canto da foto de bicão.