Thursday, May 27, 2010

É Copa do Mundo, Amigo!

Faltam 15 dias para a Copa do mundo! E todos aqui estão entrando no clima. Hoje a seleção brasileira chegou no aeroporto de Johannesburg por volta das 7 da manhã (horário local). Eu estava sentada na minha mesa trabalhando, quando um amigo meu holandês apareceu e me disse que o ônibus da seleção brasileira tinha acabado de passar na frente do prédio onde trabalho!!! Quando ele disse isso me deu um frio na barriga de pensar que eles já estão aqui, e EU também estou aqui esperando a copa do mundo chegar, preparada para o que virá! E beeeemmmm preparada aliás! O meu primeiro jogo será para secar o time adversário, irei ao jogo da Argentina contra Nigéria no dia 12 de Junho, daqui a 16 dias! E no dia 15 de Junho estarei no estádio torcendo absurdamente pela nossa seleção canarinho no jogo Brasil x Coréia do Norte. E já que não posso ir contra eles, estarei com vuvuzelas também, esse zumbido sem fim que começa 3 horas antes do jogo e vai até a hora de você ir dormir porque o zumbido fica no seu ouvido eternamente. Estarei no estádio com cara pintada, vuvuzelas e um cartaz "ME FILMA GALVÃO!!" Para ver se eu saio algum dia na filmagem!

As pessoas aqui já entraram no clima da copa, no meu trabalho já esta rolando o bolão da copa do mundo. Os carros já estão com as bandeiras penduradas nas janelas, e eles tem uma capinha aqui que coloca no retrovisor do carro e fica uma graça! Todos estão mostrando seu lado torcedor, eu vejo bastante carro com bandeirinhas da África do Sul (lógico), Grécia, Inglaterra, Portugal, Holanda e Brasil. Sem falar dos moambeiros nos faróis vendendo todos os tipos de bandeiras, camisas, capinhas para retrovisor e assim vai, que nem no Brasil mesmo.




Durante os jogos eu irei colocar gravações dos estádios, o zumbido das vuvuzelas e falar como foi cada jogo que fui. Não vejo a hora de começar a Copa do Mundo! VAMOS BRASIL!!!

Ps: As fotos estão meio fora de foco porque fui tirando no trânsito com meu celular enquanto estava dirigindo.

Monday, May 24, 2010

Comida

Durante a estadia na África do Sul, nínguem pode deixar de comer alguns tipos de comida que tem por aqui. Vou falar de algumas que me chamaram a atenção até agora, começando pelo Biltong. A maneira de se fazer Biltong foi trazida pelos holandeses. Naquela época depois de caçar o animal, que geralmente era de grande porte, eles não tinham onde guardar a carne que sobrava. Então eles salgavam a carne, colocando algumas ervas também e assim conseguiam que a carne durasse por muito mais tempo. Hoje em dia o Biltong virou um snack, um tira gosto diferente. é feito de muitas maneiras, de carnes variadas e com temperos diferentes. O que eu mais gosto é com chilli. Na hora de comer, não se impressione com a dureza, é difícil mesmo, mas depois que coloca na boca a carne vai amolencendo e fica só o gosto bom.

Outra comida característica daqui são os Boerewors. São linguiças feitas de carne de boi e com outras carnes misturadas como porco ou carneiro e podem ter ou não temperos variados. Eu particularmente prefiro o boerewors tradicional. Nos estádios de rugby, ao invés do nosso sanduíche de pernil ou de calabresa, eles vendem o boerewors roll, que nada mais é que um pão com um boerewors no meio. As vezes eles colocam um molho de cebola e tomate, e você termina colocando ketchup, ou tomato souce como eles falam aqui, e a mostarda. O Boerewors também é um item que nunca falta nos churrascos sul-africanos.


Agora uma coisa que eu experimentei recentemente e achei uma delícia é o Chakalaka. Um mix de cenoura, repolho, molho de tomate, pimenta, temperos e feijao branco . Muito gostoso que você pode comer com macarrão, arroz, pão ou pap (já explico o que é isso). E o mais legal é que pode ser encontrado em qualquer lugar, existe até chakalaka enlatado e é bom! Nos supermercados eles vendem comidas prontas por quilo, e sempre tem o chakalaka. Eu sempre compro no Spar e nunca me decepcionei com ele. Também compro o enlatado com chilli, é bem ardidinho mas vale muito a pena!
Pap é outro prato que as pessoas comem aqui, mas esse não tem gosto de nada, é mais um reboco pras pessoas não passarem fome. Pap tem a aparência de purê, mas é mais branco, é feito de farinha de milho. Resumindo nao tem gosto de nada.

O Potjie (se fala poik) é famoso por aqui. Essa comida também vem dos holandeses, que durante suas viagens faziam esse ensopado com legumes e carnes. Quando conseguiam caçar algum animal eles iam adicionando algumas carnes ao ensopado, como se sempre estivessem renovando a comida. O potjie é feito em uma panela de ferro, normalmente no carvão ou fogueira. Leva de 4 a 5 horas de preparo. Tem batata, cenoura, milho, repolho e etc. Mais temperos como curry e geralmente eles usam uma carne menos nobre como rabo de boi ou perna de carneiro. Já comi os dois e é uma delícia! Geralmente é acompanhado de pap.



Aqui as pessoas gostam bastante de carneiro também. Em todo lugar que você vai, sempre tem a opção carneiro como prato principal. Outro tipo de comida muito fácil de encontrar é a indiana. Tambem a África do Sul é o lugar que possui mais indianos fora da Índia, não tem como não ter influência indiana por aqui. Sempre que vou em um restaurante indiano peço um prato que é algo parecido com Gosht Lamb, muito bom. Também peço um que é tipo um molho de tomate com temperos e tofú, uma delícia, chama paneer makhani. E é lógico todos eles acompanhados de arroz e butter naan (um tipo de pão indiano).

Friday, May 7, 2010

Taxis


Em Johannesburg o transporte público continua um pouco precário, eles usam o "Taxi" que são as nossas lotações, e "Cab" são os nossos táxis. Existem alguns ônibus agora por aqui, mas eles circulam mais no centro da cidade. Os ônibus são diretamente do Brasil da empresa Marcopollo.

Os Cabs não ficam circulando pelas ruas esperando que alguém aponte para eles pararem e o cliente entrar. Na verdade Cab é um serviço de táxi que deve ser reservado com antecedência, mas as vezes em saídas de bares ou baladas os cabs ficam lá esperando que um bêbado sem condições de dirigir utilize o serviço deles. Existe até os Cabs para mulheres, que são dirigidos por mulheres e são todo cor-de-rosa, e lógico só levam passageiras.


Mas os Taxis são realmentes os que andam por todos os lugares da cidade e são os mais baratos. Eu nunca vi uma pessoa branca dentro de um Taxi aqui, mas acredito que durante a copa isso vai acontecer muito. Eu não sei bem ao certo como faz pra pegar um Taxi, porque não é apenas apontar o dedo e então sai um cara gritando do taxi "Largo Clipper, Nossa Senhora do Ó, ponte do Limão, Barra Funda!", nem tem ao menos uma plaquinha na frente dos Taxis com o destino deles. Eu sei que quando devemos pegar um Taxi, dependendo da maneira como você sinaliza para o taxi parar significa que você quer ir para um lugar específico. Enquanto pesquisava na internet descobri um site que mostra os métodos de como pegar um Taxi. Eu achei muito legal, mas muito difícil! Não sei como eles conseguem saber tantas mímicas apenas para poder chegar em algum lugar.
Essas são as maneiras como chamar um Taxi:

Sentiram o drama! Agora como usar as mímicas para ir aos lugares:


Com mais detalhes:

Pois é, relamente precisa de bastante treino para conseguir pegar um Taxi por aqui. Fora que como eles são o meio de transporte da maioria das pessoas, então eles estão empre super lotados, tem gente até que entra no porta-mala as vezes. Sem contar que os motoristas são os mais abusados que existem, eles passam pelo acostamento, atravessam em lugares proibídos, andam pela terra (em muitos bairros não existe calçada, apenas uma terra batida ou uma grama e por isso os taxistas sobem nas guias e andam pela terra sem dó para não pegar o trânsito) sem contar as pessoas que ficam dentro do Taxi passando pelo aperto e tudo isso. Não podemos generalizar todos os taxistas assim, tem alguns que andam direito e não fazem tanta barberagem. Mas também se não fossem pelos Taxis não existiria transporte público por aqui.

Mais detalhes no site: http://www.joburg.org.za/content/view/60/71/1/1/