Friday, May 7, 2010

Taxis


Em Johannesburg o transporte público continua um pouco precário, eles usam o "Taxi" que são as nossas lotações, e "Cab" são os nossos táxis. Existem alguns ônibus agora por aqui, mas eles circulam mais no centro da cidade. Os ônibus são diretamente do Brasil da empresa Marcopollo.

Os Cabs não ficam circulando pelas ruas esperando que alguém aponte para eles pararem e o cliente entrar. Na verdade Cab é um serviço de táxi que deve ser reservado com antecedência, mas as vezes em saídas de bares ou baladas os cabs ficam lá esperando que um bêbado sem condições de dirigir utilize o serviço deles. Existe até os Cabs para mulheres, que são dirigidos por mulheres e são todo cor-de-rosa, e lógico só levam passageiras.


Mas os Taxis são realmentes os que andam por todos os lugares da cidade e são os mais baratos. Eu nunca vi uma pessoa branca dentro de um Taxi aqui, mas acredito que durante a copa isso vai acontecer muito. Eu não sei bem ao certo como faz pra pegar um Taxi, porque não é apenas apontar o dedo e então sai um cara gritando do taxi "Largo Clipper, Nossa Senhora do Ó, ponte do Limão, Barra Funda!", nem tem ao menos uma plaquinha na frente dos Taxis com o destino deles. Eu sei que quando devemos pegar um Taxi, dependendo da maneira como você sinaliza para o taxi parar significa que você quer ir para um lugar específico. Enquanto pesquisava na internet descobri um site que mostra os métodos de como pegar um Taxi. Eu achei muito legal, mas muito difícil! Não sei como eles conseguem saber tantas mímicas apenas para poder chegar em algum lugar.
Essas são as maneiras como chamar um Taxi:

Sentiram o drama! Agora como usar as mímicas para ir aos lugares:


Com mais detalhes:

Pois é, relamente precisa de bastante treino para conseguir pegar um Taxi por aqui. Fora que como eles são o meio de transporte da maioria das pessoas, então eles estão empre super lotados, tem gente até que entra no porta-mala as vezes. Sem contar que os motoristas são os mais abusados que existem, eles passam pelo acostamento, atravessam em lugares proibídos, andam pela terra (em muitos bairros não existe calçada, apenas uma terra batida ou uma grama e por isso os taxistas sobem nas guias e andam pela terra sem dó para não pegar o trânsito) sem contar as pessoas que ficam dentro do Taxi passando pelo aperto e tudo isso. Não podemos generalizar todos os taxistas assim, tem alguns que andam direito e não fazem tanta barberagem. Mas também se não fossem pelos Taxis não existiria transporte público por aqui.

Mais detalhes no site: http://www.joburg.org.za/content/view/60/71/1/1/

No comments: